Bianca Gismonti oferece ao pai, Egberto Gismonti, a mais íntima das homenagens: interpretar sua música com a sensibilidade de quem cresceu embalada por essas composições. O Bianca Gismonti Trio apresenta neste sábado, às 19h30, o show de lançamento do álbum "Gismonti 70" no Teatro Rival Petrobras. A apresentação conta com participações especiais do saxofonista Leo Gandelman e da cantora Olivia Byington, músicos que já dividiram palcos com Egberto.
"Foi um período de intensa emoção, já que as suas composições traduzem parte da minha história pessoal. Desde o meu nascimento venho acompanhando de perto as suas infinitas sementes desabrocharem em árvores grandiosas", conta a pianista, ao falar do processo de criação do disco. O repertório inclui clássicos como "Palhaço", "Lôro" e "Maracatu", interpretados pelo trio formado por Bianca Gismonti no piano e voz, Bruno Repsold no baixo e Julio Falavigna na bateria.
O álbum foi gravado em 2018 em Budapeste, mas a pandemia adiou os planos de mixagem e lançamento. Apenas em 2024 Bianca finalizou o projeto, registrando as fotos na casa onde viveu com o pai até os 18 anos. "Eu queria que as fotos fossem feitas no ambiente onde morei com meu pai, que é o seu canto de silêncio e grandiosidade, como um museu de arte da própria vida", explica.
Para o baterista Julio Falavigna, a conexão com a música de Gismonti vem da adolescência: "Durante minha adolescência Egberto e Hermeto eram a fonte para quem buscava caminhos criativos como compositor ou músico instrumental no Brasil".
SERVIÇO
BIANCA GISMONTI TRIO
Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia) | 16/8, às 19h30 | Ingressos a partir de R$ 42