Entra ano e sai ano e Alcione se consolida como um fenômeno, até na internet. A mais recente prova disso veio de sua participação no programa "Encontro", quando suas declarações sobre fazer "uma macumbinha" para Donald Trump como uma resposta espirituosa às pesadas tarifas comerciais aplicadas ao Brasil viralizou com força nas redes sociais. Do alto de seus 76 anos, a Marrom provoca os debates mais variados e conquista novos públicos.
Mas a força comunicativa dessa artista carismática tem origem na sua popularidade como uma das mais queridas intérpretes da MPB. Seu mais recente trabalho discográfico, o álbum "Alcione" - lançado após cinco anos de espera desde "Tijolo por Tijolo" (2020) - em poucos meses ultrapassou a marca de 2 milhões de acessos nas plataformas digitais. O projeto, que leva apenas o nome da cantora, reúne inéditas, regravações e os dois singles que antecederam o lançamento do disco.
Entre as faixas de maior destaque está "Marra de Feroz", composição de Xande de Pilares, Gilson Bernini e Helinho do Salgueiro que já acumula 1 milhão de reproduções. Crítica contundente ao machismo, a faixa ganhou videoclipe com a participação de personalidades femininas como a escritora Conceição Evaristo, a atriz Gabriela Loran, a jornalista Cláudia Di Mauro e a poeta indígena Márcia Kambeba, entre outras mulheres de destaque.
"Não mexe comigo", de Inácio Rios e Igor Leal, com 554 mil acessos, tornou-se outro marco do álbum ao viralizar nas redes sociais através de uma campanha espontânea liderada por artistas como Fafá de Belém, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Cláudia Raia, Leci Brandão, Camila Pitanga, Regina Casé e Eliana. A canção, que aborda o universo feminino, parece espelhar a própria personalidade destemida da Loba, característica que a acompanha a artista ao longo de mais de cinco décadas de carreira.
Uma das surpresas mais celebradas do álbum é a regravação de "Evidências", clássico de José Augusto e Paulo Sérgio Valle que acumula 350.200 reproduções e carrega uma história particular: em 2016, durante sua participação no "Domingão do Faustão", Alcione foi convidada a cantar a música, mas admitiu não saber a letra completa. Seu improviso solfejado acabou virando meme nas redes sociais, e a cantora prometeu que um dia gravaria a canção adequadamente. Anos depois, cumpriu a promessa com uma interpretação que muitos de seus fãs já consideram definitiva.
O repertório do novo trabalho inclui ainda "Mar de Segredos", de Nani Palmeira e Reno Duarte, que integrou a trilha sonora da novela "Garota do Momento" e já soma 119 mil reproduções.
Para apresentar este material ao vivo, a cantora retorna ao palco do Vivo Rio nesta sexta e sábado (15 e 16), às 21h, acompanhada pela Banda do Sol. A Marrom promete equilibrar a nova safra de canções com sucessos incostestáveis de sua carreira como "Estranha Loucura", "A Loba", "Você Me Vira a Cabeça", "Meu Ébano", "Meu Vício É Você" e "Não Deixe o Samba Morrer".
Após a apresentação no Vivo Rio, a turnê nacional segue por outras cidades brasileiras.