Três décadas de uma trajetória musical que transita entre a música erudita, o choro, o jazz, a bossa nova e a MPB convergem no palco do Blue Note Rio, nesta quarta-feira (13), quando Marcel Powell apresenta "Encontro", espetáculo em que este mestre do violão brasileiro leva ao público um recital que sintetiza sua experiência artística e pessoal.
Herdeiro direto da escola violonística criada por seu pai, Baden Powell (1937-2000), Marcel desenvolveu uma sonoridade pessoal que preserva a elegância e o refinamento da tradição, ao mesmo tempo em que incorpora sua própria linguagem musical própria. O espetáculo se estrutura em dois momentos distintos: inicialmente, o artista se apresenta em formato solo, revisitando clássicos da música brasileira como "Samba do Avião", de Tom Jobim, "Consolação", parceria de Baden Powell com Vinícius de Moraes, "Travessia", de Milton Nascimento e Fernando Brant, e "Dia Branco", de Geraldo Azevedo e Renato Rocha. O repertório inclui ainda composições autorais como "Sempre Alegre", inspirada em sua esposa, e "Pro Tião", parceria com Gilson Peranzzetta em homenagem ao violonista paraense Sebastião Tapajós.
A segunda parte do show é o momento em que o vilonista recebe a cantora argentina Agustina Britos. Juntos, eles exploram as conexões sonoras e afetivas entre o Brasil e os países hispano-americanos com um repertório que inclui "Corazón Partío", de Alejandro Sanz; "El Dia Que Me Quieras", de Carlos Gardel; "Dunas", de Rosa Passos; e "Manhã de Carnaval", clássico de Luiz Bonfá e Antonio Maria.
Marcel explica que a proposta deste espetáculo é valorizar a essência acústica e poética das músicas selecionadas. "Cada canção se transforma numa ponte que revela as afinidades culturais e a riqueza que envolve a diversidade desse encontro", destaca.
SERVIÇO
MARCEL POWELL - ENCONTRO
Blue Note Rio (Avenida Atlântica, 1910, Copacabana)
13/8, às 20h
Ingressos a partir de R$ 60