Por:

Vozes do afeto

Alice Caymmi se deixa levar pela sensação de conexão ao explorar o repertório de Nana | Foto: Marcela Cury/Divulgação

Por Affonso Nunes

Acantora e compositora Alice Caymmi inicia nesta terça-feira (12) temporada de três shows no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa apresentando um mergulho profundo na memória afetiva e musical. Trata-se do espetáculo "Para Minha Tia Nana", um emocioando tributo a Nana Caymmi, uma das maiores vozes que o Brasil já conheceu.

Após o recente falecimento de sua tia, Alice pensou este projeto com a missão de manter viva a essência artística de Nana. A escolha do repertório é certeira ao passar por canções que se tornaram tesouros da MPB pela voz de Nana como "Resposta ao Tempo", "Se Queres Saber" e "Só Louco", além de outros sucessos e boleros marcantes como "Sabe de Mim". Cada uma delas foi cuidadosamente repaginada com novos arranjos, mas sem deixar de evocar a intensidade que sempre foi um traço artístico de Nana.

Em entrevistas recentes, Alice compartilhou a profundidade do seu processo criativo e emocional. "A ideia é que eu me torne o elo entre a eternidade e o presente", revelou, destacando uma conexão quase mística com o legado de Nana.

O percurso de ensaios e a imersão na obra da tia trouxeram à tona uma carga emotiva forte. "Choro sempre. Além da saudade, ela sempre foi muito dramática, a dor sempre foi o tema principal das suas músicas", comenta Alice, que terá no palco a companhia do pianista Eduardo Farias.

SERVIÇO

ALICE CAYMMI - PARA MINHA TIA NANA

Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Morais, 824)

12, 19 e 26/8, às 20h

Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia)