Por: Affonso Nunes

UNIVERSO SINGLE: Um canto para Oyá

Ana Cacimba | Foto: Divulgação

A cantora e compositora Ana Cacimba lança nas plataformas digitais o single "Oyá", faixa que homenageia a orixá que simboliza os ventos e tempestades. A canção combina ritmos afro-brasileiros e africanos como barravento, ijexá, kuduro e afrohouse, mesclando sintetizadores com instrumentos de terreiro. Com influências da MPB, a composição explora a espiritualidade e a conexão com as tradições ancestrais, criando uma sonoridade que une tradição e contemporaneidade em uma proposta dançante e reflexiva sobre as nossas raízes culturais.

 

Ventos de liberdade

Xande de Pilares | Foto: Washington Possato/Divulgação

Xande de Pilares acaba de disponibilizar nas plataformas de música o single "Vento", primeiro trabalho do audiovisual "Nos Braços do Povo", gravado no Bar do Zeca Pagodinho. A composição de Julio Cezar Martins Macabu usa o vento como metáfora para mudanças e liberdade. "É uma ventania / Que vem / Me levar / Me balançar / E me mostrar / Que a vida é um vento e vai", canta o sambista, que descobriu a música no Morro do Turano e se emocionou com a obra da Família Macabu.

Conexão de estilos

Zaynara e Raphaela Santos | Foto: Uhgo/Divulgação

Zaynara e Raphaela Santos lançam "Aceita Meu Tchau", single que une o beat melody paraense ao tecnobrega pernambucano. A colaboração entre as cantoras também pode ser vista em videoclipe nos canais das duas artistas. O lançamento da faixa marca as comemorações do aniversário de 24 anos de Zaynara. Este é o segundo single do próximo álbum da paraense. "Foi um prazer e uma honra enorme estar ao lado de Zaynara, uma menina talentosíssima e com energia incrível", disse Raphaela, empolgada com a mistura de estilos do trabalho.