Por: Affonso Nunes

O lado 'secreto' de Sinatra por Dudi Baratz

Dudi Baratz pesquisou o repertório menos badalado do cantor estadunidense para montar o show | Foto: Philippe Leon/Divulgação

Frank Sinatra gravou mais de 1.300 canções ao longo de sua longeva carreira, mas o grande público conhece apenas uma pequena parcela desse vasto repertório. É justamente nesse território inexplorado que o cantor Dudi Baratz mergulha com seu projeto "Sinatra - Lado B - B'Sides", que chega ao Blue Note Rio neste domingo (20), às 19h, acompanhado pelo grupo Rua 52.

"É inspirador cantar essas músicas que tem um valor intrínseco mas que foram mais valorizadas ainda pelo timbre, pela extensão da voz e pelo swing de Sinatra que, a meu ver, é um dos maiores. Não é a toa que Miles Davis dizia que gostaria de tocar com o swing de Sinatra!", disse Dudi em entrevista ao portal ArtCukt.

O espetáculo, com roteiro assinado pelo próprio Dudi e direção cênica de Suely Guerra, concentra-se nos anos 1940 e 50 da carreira de Sinatra, período em que o artista gravou para as gravadoras Columbia Records e Capitol Records. A proposta é apresentar ao público canções relegadas ao segundo plano, seja como lado B de singles ou como faixas menos divulgadas de álbuns, revelando facetas desconhecidas do cantor que se tornou uma das figuras mais importantes da música estadunidense no século XX.

Entre as raridades que compõem o repertório está "Honest and Truly", de Fred Rose e Les Wood, música que Sinatra costumava interpretar aos dez anos de idade para os clientes do restaurante de seus pais em Hoboken. O show também inclui "Bop! Goes My Heart", de Jule Styne e W. Bishop, "If You Stub Your Toe on the Moon", da dupla Jimmy Van Heusen e Johnny Burke, e "My Cousin Loella", de Bernard Bierman e J. Manus, todas gravadas durante o período em que o cantor tinha contrato com a Columbia.

A seleção musical também contempla o período mais conturbado da vida pessoal de Sinatra, incluindo "Half as Lovely, Twice as True", de Galop e Spence, e "Comme Çi, Comme Ça", registradas durante seu tumultuado romance com a segunda esposa, a atriz Ava Gardner. Essas canções oferecem uma perspectiva mais íntima e vulnerável do artista, contrastando com a imagem pública do crooner confiante e sedutor.

SERVIÇO

DUDI BARATZ - SINATRA LADO B

Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910 - Copacabana) | 20/7, às 19h

Ingressos a partir de R$ 60