Por:

Diogo Gomes em modo transcendental

Nascido em Realengo, Diogo Gomes coleciona colaborações com nomes expressivos da MPB | Foto: Divulgação

Por Affonso Nunes

Otrompetista e arranjador Diogo Gomes apresenta nesta quarta-feira (16), às 22h30, no Blue Note Rio, os temas de "Transcendental", seu primeiro álbum. O trabalho reúne composições autorais com elementos da musicalidade afro-brasileira. O carioca é um músico respeitado que já atuou em projetos com nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Djavan, Jorge Ben Jor, Maria Rita e Nando Reis.

Com arranjos assinados pelo próprio artista, "Transcendental" explora sua trajetória pessoal, incluindo a família, a criação no subúrbio carioca e o desenvolvimento de sua musicalidade. A concepção do disco foi influenciada pela vivência da paternidade, que, segundo Gomes, intensificou seu processo criativo.

A sonoridade do álbum abraça diversas influências. Há uma presença marcante de ritmos brasileiros como samba e afoxé, e outras expressões afro-brasileiras. Paralelamente, o músico incorpora elementos do jazz e da improvisação numa equilibrada combinação de estilos.

A faixa "Herança" é dedicada ao pai de Diogo, Cesário Constâncio Gomes, também trombonista, que participa da gravação. Diogo Gomes destaca o pai como sua primeira referência musical. A composição, que conta com orquestra de sopros, faz referência ao ambiente orquestral vivenciado por seu pai, indicando a transmissão de um legado musical.

Antes do lançamento completo, três singles foram divulgados com videoclipes. "Som do Ventre", dedicado à sua mãe, começa com um batimento cardíaco de seu filho. "Real Engenho" homenageia Realengo, seu bairro de origem. "Herança" completa essa sequência de homenagens familiares.

A formação de Diogo Gomes inclui bacharelado em trompete pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudos no Conservatório Brasileiro de Música, e participação na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Ele também possui pós-graduação em educação musical.

SERVIÇO

DIOGO GOMES - TRANSCENDENTAL

Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910 - Copacabana) | 16/7, às 22h30

Ingressos a partir de R$ 60