Por:

A música cosmopolita e sem fronteiras

Rodrigo Sha tem um histórico de valorização da música brasileira através do projeto O Ritmo | Foto: Divulgação

Por Affonso Nunes

Oencontro entre a brasilidade carioca e a sofisticação eletrônica europeia ganha forma no Copenema, projeto musical que materializa uma ponte sonora entre Rio de Janeiro e Copenhague. Idealizado pelo compositor, produtor musical e multi-instrumentista Rodrigo Sha, o grupo representa uma síntese musical ambiciosa na qual o violão brasileiro dialoga com as batidas contemporâneas dos produtores dinamarqueses.

A experiência internacional de Rodrigo Sha se soma a seu trabalho de valorização da música brasileira através do projeto artístico O Ritmo, nascido da colaboração com músicos da plataforma online, uma biblioteca de sons do Brasil para o mundo. A iniciativa reúne grandes músicos brasileiros de diferentes regiões, oferecendo sonoridades, melodias, harmonias e ritmos que representam a diversidade cultural do país e suas raízes musicais mais autênticas.

A parceria do Copenema extrapolou o virtual quando parte das composições foi desenvolvida presencialmente em estúdios de Copenhague com a direção artística de Kenneth Bager, produtor da gravadora Music For Dreams, figura conhecida nas pistas de dança e festivais de jazz internacionais.

"Copenema é um disco solar, cheio de ótimos grooves e melodias ricas. O violão, que conduz o swing na maioria das faixas, tem um delicioso sabor carioca que se conecta com o mundo", atesta Zé Ricardo, vice-presidente artístico do Rock in Rio e The Town Festival, que acompanha com interesse a trajetória de Sha.

"Hoje" reúne 12 faixas, sendo 11 composições autorais e uma releitura de "Love is The Air" em formato bossa-jazz. As letras, assinadas por Rodrigo Sha, abordam temas universais como amizade, amor e a passagem do tempo, enquanto a sonoridade busca transmitir alegria através de batidas envolventes e harmonias elaboradas.

A colaboração internacional se estende aos parceiros musicais, incluindo DJs e artistas como DJ Disse, Walter Default, DJ Pippi, Grasskirt, Olio, The Swan and the Lake, Reinhard Vanbergen e Gabriel Moura - uma rede cosmopolita que só a linguagem da música é capaz de unir.