Com entrada gratuita e uma programação inteiramente voltada à música brasileira, o Mimo Festival volta ao Rio reafirmando seu compromisso com a diversidade artística e o acesso democrático à cultura. A oitava edição carioca do festival, idealizado e dirigido por Lu Araújo, começa nesta quarta-feira (18) e vai até sábado (21) e reunirá 30 atrações em diferentes pontos da cidade, abrangendo territórios centrais e periféricos.
Entre os destaques da programação estão nomes consagrados como Hermeto Pascoal & Grupo, Lia de Itamaracá, Jards Macalé, Guinga, Cláudio Jorge, Carlos Malta e Amaro Freitas, ao lado de artistas de trajetórias mais recentes como Juliana Linhares e Andrea Ernest Dias Quarteto.
Os shows acontecem em palcos como a Igreja de Santa Cruz dos Militares, no Centro, e o Circo Voador, na Lapa — que se consolida como sede principal do evento — além das Arenas Jovelina Pérola Negra (Pavuna) e Dicró (Penha) e da Praça Agripino Grieco (Méier), em parceria com o movimento Leão Etíope.
O festival também promove uma Mostra de Cinema no Cine Carioca José Wilker, em Laranjeiras, nos dias 20 e 21, sexta e sábado com seleção que destaca produções que abordam a trajetória de figuras emblemáticas da música brasileira.
Paralelamente às apresentações e exibições, o Futuros Arte e Tecnologia, no Flamengo, receberá a Ocupação Mimo, espaço voltado à formação e reflexão. A programação inclui palestras, concertos de música de câmara e DJ sets comentados, com foco nas interseções entre arte, território e inovação tecnológica.
"É uma alegria enorme voltar ao cenário carioca com o Mimo Festival, especialmente com uma programação inteiramente dedicada à música brasileira. Nosso compromisso vai além dos grandes centros tradicionais: queremos fortalecer regiões e comunidades que muitas vezes ficam fora do radar dos grandes festivais", afirma Lu Araújo.
A edição de 2025 marca ainda o início da parceria entre o Mimo e o prestigiado Jazz in Marciac, na França, dentro da Temporada Cruzada Brasil-França. O intercâmbio artístico levará músicos brasileiros a se apresentarem na Europa, ampliando a projeção internacional do festival. Parte dessas atrações poderá ser vista pelo público carioca antes da turnê europeia, reforçando a conexão entre a cena musical brasileira e os circuitos globais.
SERVIÇO
MIMO FESTIVAL
De 18 a 21/6
Locais: Igreja de Santa Cruz dos Militares (Rua Primeiro de Março, 36); Circo Voador (Rua dos Arcos, s/nº); Arena Dicró (Rua Flora Lôbo, s/nº); Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio s/nº); Praça Agripino Grieco (Rua Dias da Cruz); Cine Carioca José Wilker (Rua das Laranjeiras, 307); Futuros Arte e Tecnologia (Rua Dois de Dezembro, 63)
Programação em https://mimofestival.com/2025/rj
Entrada franca