Por: Affonso Nunes

The Manhanttans, a fina flor do R&B, toca no Rio

Gerald Alston (D), Troy May (C) e Lawrence Wilton (E) | Foto: Divulgação

Com mais de seis décadas de história, o grupo estadunidense The Manhattans retorna ao Brasil para um show único no Vivo Rio neste sábado (14). Formado em 1962, em Nova Jersey, o grupo é um dos grandes nomes do soul e do R&B mundial, com sucessos que atravessaram gerações e se tornaram clássicos românticos, como "Kiss and Say Goodbye", "Shining Star" e "Forever by Your Side".

A carreira do grupo começou com a gravação da balada "I Wanna Be (Your Everything)", lançada em 1963. À época, o grupo era um quinteto formado por George Smith, Winnie Lovett, Kenny Kelly, Ernest Bivens e Richard Taylor. Após a morte de Smith em 1970, o grupo encontrou nova identidade vocal com a entrada de Gerald Alston, que viria a se tornar a voz mais marcante da trajetória da banda.

A fase mais bem-sucedida veio após o contrato com a gravadora Columbia, em 1975. Um ano depois, "Kiss and Say Goodbye" alcançou o topo das paradas e se tornou um hino da soul music. Em 1980, o grupo lançou "Shining Star", consolidando sua popularidade internacional. Já em 1983, veio "Forever by Your Side", que no Brasil ficou eternizada como tema da novela "A Gata Comeu", exibida em 1985 pela TV Globo.

Hoje, Alston lidera a formação atual, um trio, ao lado de Troy May, integrante do grupo há 30 anos, e de Lawrence Newton, que se juntou ao grupo em 2022. A nova formação preserva as características que fizeram dos Manhattans um fenômeno: baladas românticas, vozes marcantes e harmonias envolventes. 

SERVIÇO

THE MANHATTANS

Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo)

14/6, às 21h

Ingressos a partir de R$ 95 (meia) e R$ 190