Por: Affonso Nunes

Após novo álbum, Rubel sai em turnê

Rubel mostra em seu novo trabalho sua evolução no domínio do violão | Foto: Bruna Sussekind/Divulgação

Após o lançamento de "Beleza. Mas agora a gente faz o que com isso?", seu quarto álbum de estúdio, Rubel inicia nova fase artística com uma turnê nacional que resgata a essência de sua trajetória musical. Em formato solo e intimista, o cantor e compositor abre a atemporada de shows nos próximos dias 21 e 22 em São Paulo. No Rio, seão três apresentações nos dias 3, 10 e 17 de julho no Teatro I Love PRIO.

Com nove faixas, o trabalho tem produção do próprio artista, com arranjos orquestrais de Henrique Albino. No repertório, composições autorais, uma versão em português de um tema do artista mexicano El David Aguilar e um cover do Radiohead, "Reckoner", com participação de Arthur Verocai. O setlist dos shows, no entanto, vai além do disco recém-lançado: Rubel costura músicas de toda a sua discografia em apresentações que priorizam o contato direto com o público e a delicadeza das canções em seu estado mais puro — voz e violão. "Meu violão amadureceu muito nesse período e eu sentia que não tinha mostrado isso ainda", disse em entrevista ao portal Toca.

O cenário dessa nova turnê reflete o ambiente no qual o álbum foi concebido: um pequeno estúdio dentro da casa do artista. "A produção foi toda no quarto. Levantei as bases sozinho, gravei a voz e o violão, alguns complementos de bateria e baixo", conta.

Por isso, os espetáculos foram pensados para teatros de pequeno e médio porte, o que reforça o caráter intimista e aproxima ainda mais o artista do público. "Essa turnê é sobre poder me conectar com as pessoas que me escutam. Por isso, a ideia de levar às 27 capitais do Brasil e de serem shows mais intimistas. Como diz o Bituca, todo artista tem de ir aonde o povo está", afirma Rubel.

A turnê "Beleza. Rubel e Violão" também terá datas internacionais (duas no Japão e três em Portugal, mas é no circuito nacional que o artista reforça sua identidade.