Por: Affonso Nunes

João Bosco canta o Brasil farto

João Bosco canta um Brasil opulento na turnê de 'Boca Cheia de Fruta', seu mais novo álbum | Foto: Divulgação

Um dos artistas mais festejados da MPB, João Bosco apresenta nesta sexta-feira (23), às 21h, no Vivo Rio, o espetáculo "Boca Cheia de Frutas". A turnê batizada com o nome do álbum homônimo lançado há um ano marca os 50 anos de trajetória do cantor e compositor.

Além das canções do novo disco, João passeia por clássicos de seu repertório que fez o Brasil inteiro cantar como "O Bêbado e a Equilibristra", O Mestres Sala dos Mares", "De Frente Pro Crime", "Falso Brilhante", "Jade" e "Papel Maché", entre outros.

"Boca Cheia de Frutas" recebeu elogios da crítica por sua frescura e pela capacidade do artista de se reinventar mantendo a essência de sua música. Sua batida de violão sehue como uma das mais instigantes de nossa canção popular, além da bossa de sua performance vocal marcada pelo improviso. O álbum celebra a riqueza cultural do Brasil e a vida. De quebra, traz homenagens a nomes como o eterno parceiro Aldir Blanc (1946-2020) e Tom Jobim (1927-1994), além de uma releitura emocionante de "O Cio da Terra", de Milton Nascimento e Chico Buarque.

A ancestralidade é um dos temas centrais do álbum. João Bosco mergulha nas experiências dos povos indígenas, reflete sobre desafios históricos e atuais como o impacto ambiental. Mas na contramão da onda de pessismo atual, o artista vsilumbra um Brasil de fartura brotada de nosso solo fértil. E assim temos a tal boca cheia de frutas.

No palco, João Bosco contará com a banda formada pelo filho Francisco Bosco (violões e teclados), Guto Wirti (baixo) e Kiko Freitas (bateria), uma formação que reforça a complexidade rítmica e harmônica de suas composições.