Por: Affonso Nunes

A trajetória singular de dois pianos

Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti criam arranjos inovadores para execução em dois pianos ou em um instrumento a quatro mãos | Foto: Divulgação

Comemorando duas décadas de trajetória, o Duo Gisbranco realiza um show especial no Teatro Rival Petrobras nesta sex-feira (23). Formada pelas pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, a dupla retoma suas origens com um espetáculo inteiramente instrumental e a participação especial do violoncelista Jaques Morelenbaum, parceiro frequente da dupla.

O repertório reflete a proposta estética das duas artistas que desenvolvem um trabalho singular para dois pianos. Entre as peças escolhidas estão composições autorais e releituras de clássicos da música brasileira, como "Festa no Carmo" (Bianca Gismonti), "Ponteio" (Edu Lobo e Capinam), "Deixa" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), "Nanã" (Moacyr Santos), "Aquelas Coisas Todas" (Toninho Horta), "Sete anéis" (Egberto Gismonti) e "Ponta de Areia" (Milton Nascimento e Fernando Brant).

Com apresentações no Brasil e no exterior, Claudia e Bianca inovam ao desenvolver uma linguagem de improvisação singular que une sofisticação que une lirismo e precisão técnica no permanente diálogo entres seus instrumentos.

Claudia é pianista, compositora e arranjadora carioca. Desenvolve carreira solo e em parcerias, como no álbum "Viva Sivuca" (2024). Atua também como diretora musical no teatro e integra o coletivo Selva Lírica.

Filha do compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti, Bianca começou cedo a tocar com o pai e lançou diversos álbuns com seu trio autoral. Além de seu trabalho com Claudia, tem carreira internacional e colaborações com grandes nomes da música instrumental. 

SERVIÇO

DUO GISBRANCO - 20 ANOS

Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia)

23/5, às 19h30

Ingressos a partir de R$ 50