Por: Affonso Nunes

Morre Neil Teixeira, integrante do Quarteto do Rio, aos 56 anos

Neil (segundo à esquerda) e seus colegas do Quarteto do Rio | Foto: Divulgação

O Quarteto do Rio anunciou nesta quarta-feira (21) a morte de Neil Carlos Teixeira, cantor, baixista, arranjador e professor de música que integrou o grupo por décadas. Neil tinha 56 anos e estava internado em tratamento contra um câncer no pâncreas. A internação provocou a substuição do grupo num show que os músicos fariam com a cantora Verônica Sabino no Teatro Rival Petrobras.

Ele entrou para Os Cariocas em 1995, assumindo a terceira voz e o contrabaixo, e seguiu com a formação até 2016, quando o conjunto passou a se chamar Quarteto do Rio, dando continuidade ao legado vocal iniciado em 1942 por Ismael Netto. Além de Neil, integram o grupo Leandro Freixo (piano e primeira voz), Hernane Castro (bateria e segunda voz) e Eloi Vicente (violão e quarta voz).

Macaque in the trees
Neil Carlos Teixeira entrou para Os Cariocas em 1995, antes da mudança de nome do grupo | Foto: Divulgação

Com sua habilidade musical e sensibilidade nos arranjos, Neil foi peça essencial na preservação do estilo refinado que marcou a trajetória de Os Cariocas e também na renovação do repertório que o Quarteto do Rio apresentou nos últimos anos. Ao longo de mais de duas décadas, participou de álbuns, shows e homenagens que celebraram a música popular brasileira com sofisticação e harmonia.

O álbum mais recente da do Quarteto do Rio é "Ao Vivo em Portugal – Ovar 2022 (Live)", lançado em 24 de novembro de 2023. Neste registro, o grupo se apresenta ao lado da Orquestra Filarmonia das Beiras, interpretando clássicos da canção popular brasileira.

Além deste álbum, o Quarteto do Rio o lançou este ano cinco singles. As faixas "Blues pra Bia", "Sentinela", "Ai Ai Ai Ai Ai", "É" e "Na Carreira". As faixas integram o repertório de um álbum com lançamento previsto para o segundo semestre.

Em termos de apresentações ao vivo, o grupo realizou, em abril, o espetáculo Quarteto do Rio canta Chico Buarque e outras bossas no Teatro da UFF, em Niterói. O show homenageou o repertório de Chico, com arranjos especiais que celebram a tradição vocal herdada de Os Cariocas.

O corpo de Neil Teixeira será velado nesta quinta-feira, a partir das 16h, no Crematório do Caju, no Rio de Janeiro. A notícia de sua partida comove colegas, amigos e admiradores da música vocal brasileira.