Por: Affonso Nunes

Melhor que isso só em disco

Maria Bethânia e Caetano durante o show de abertura da turnê conjunta no Rio | Foto: Victor Chapetta/AgNews

A aguardada turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia, que marcou o reencontro dos irmãos nos palcos após 46 anos, ganhará um registro ao vivo. O álbum "CAE - BTH" terá com 33 faixas, incluindo a inédita "Uma Baiana", será lançado nas plataformas digitais na próxima segunda-feira, dia 26. A notícia foi confirmada nesta semana pelas redes sociais dos artistas.

A turnê, que teve início em agosto de 2024 na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, percorreu diversas capitais brasileiras com grande sucesso, como São Paulo (Allianz Parque), Belo Horizonte (Mineirão), Curitiba (Pedreira Paulo Leminski), Belém (Mangueirão), Porto Alegre (Arena do Grêmio), Recife (Classic Hall), Brasília (Arena BRB Mané Garrincha), Fortaleza (Arena Castelão) e Salvador (Arena Fonte Nova).

A série de shows foi um sucesso absoluto: vendeu cerca de meio milhão de ingressos, ganhou novas datas extras em 2025 para atender à alta demanda.

Os shows foram divididos em blocos, com duetos emocionantes em clássicos como "Os Mais Doces Bárbaros", "Gente", "Oração ao Tempo" e "Motriz" e "Objeto Não Identificado".

Um dos momentos mais aclamados foi a parte solo de cada artista, onde Caetano interpretava canções como "Sozinho", "O Leãozinho" e "Você é Linda", enquanto Bethânia brindava o público com "Brincar de Viver", "Explode Coração", "Negue" e "As Canções Que Você Fez Pra Mim".

Destaque também para as homenagens à Mangueira e as releituras de "Deus Cuida de Mim" (Kleber Lucas) e "Fé" (Iza), além de projeções de imagens de Gal Costa (1945-2022) durante a interpretação de "Baby" e "Vaca Profana".

Além do álbum, os fãs podem esperar um documentário registrando a turnê. A produção de um filme, ainda sem previsão de lançamento, já estava definida mesmo antes da confirmação do álbum ao vivo e trará entrevistas inéditas, bastidores e momentos marcantes dos shows, oferecendo um olhar aprofundado sobre essa histórica turnê, a primeira vez em 46 anos que os irmãos se apresentaram juntos numa temporada de shows.

A reunião anterior dos dois num disco ao vivo ocorreu no álbum "Maria Bethânia e Caetano Veloso ao Vivo", lançado em 1978.