Por: Affonso Nunes

Um convidado para lá de especial

Ney Matogrosso e João Suplicy nos bastidores da gravação da faixa 'Samba e Amor', a única canção brasileiro no bom disco do artista paulistano | Foto: Isabela Esíndola/Divulgação

João Suplicy apresenta nesta quinta-feira (15) o single "Samba e Amor", parceria com Ney Matogrosso. A faixa, uma elegante releitura da composição de Chico Buarque, antecipa o álbum "Duets", previsto para junho, pela gravadora Biscoito Fino. O disco reúne duetos inéditos em português e inglês, com participações de nomes como Zélia Duncan, Frejat, Vanessa Moreno e Rael.

A colaboração com Ney surgiu de um convite feito por Suplicy após reler a biografia do cantor. "Acho o Ney um artista revolucionário, tanto na atitude quanto na forma de interpretar. Ler sobre ele só aumentou minha admiração — e também meu nervosismo na hora de fazer o convite", revela.

Segundo Suplicy, a escolha da música também levou em conta a diferença entre as vozes dos dois artistas: "Como o nosso tom é bem distinto — sou barítono e o Ney, um super tenor —, perguntei ao Jorge Helder, produtor musical do álbum, se ele achava que funcionaria. A música do Chico é super intimista, e a voz do Ney nesse registro combinou demais."

Além de "Samba e amor", o repertório em português inclui versões criadas por Suplicy para dois clássicos da música internacional: "Ela", adaptação de "She", de Charles Aznavour, gravada com a cantora Coral; e "La Vie en Rose (Sonho pra Vver)", imortalizada por Édith Piaf, agora em dueto com Kell Smith.

"Duets" transita entre línguas, estilos e gerações. Em inglês, o álbum traz releituras de compositores como Irving Berlin, Carole King, George Harrison e Elton John, em arranjos que refletem o trânsito musical de João Suplicy entre o jazz, a bossa nova e a canção romântica. A direção musical de Jorge Helder apostou no encontro de timbres distintos para oferecer versões singulares de clássicos conhecidos do público.

Com essa série de encontros, João Suplicy reforça sua versatilidade como intérprete e arranjador, abrindo caminho para uma fase mais colaborativa de sua carreira. "Duets" marca ainda sua estreia na Biscoito Fino, selo associado à música brasileira de alta qualidade. O álbum completo chega às plataformas digitais em junho.