Neste fim se semana o rock brasileiro dos anos 1980 toma conta da cidade com shows de quatro das bandas mais influentes daquele período tão conturbado de nossa história. De um lado, a Plebe Rude e o Zero se apresentam no Circo Voador nesta sexta-feira (7), revisitando álbuns seus respectivos álbuns, "O Concreto Já Rachou" (1985) "Passos no Escuro" (1984) - clássicos que marcaram gerações. Na noite seguinte, a irreverência da Blitz e e o existencialismo de Lobão, que também celebra o aniversário do acalamdo "Vida Bandida" (1987), tomam o palco do Qualistage, em dois shows completos, trazendo suas trajetórias repletas de hits e histórias inesquecíveis. E com a enorme possibilidade de o ex-baterista da Blitz se juntar à antiga banda numa canja especial.
A exemplo da música de protesto dos anos 1960 e dos movimentos da Tropicália e do Clube da Esquina década seguinte, o rock brasilis foi um dos momentos mais marcantes da música nacional, consolidando o gênero com identidade própria. Influenciado pelo punk e new wave, trouxe letras que abordavam política, sociedade e cotidiano, refletindo a abertura democrática do país. Em um período de transição entre a ditadura militar e a redemocratização, muitas bandas canalizaram em suas letras o sentimento de insatisfação e desejo de mudança da juventude. temas como censura, repressão, desigualdade social e alienação, dando voz a uma geração que ansiava por liberdade. Havia crítica social e liberdade sexual naquelas canções, muitas delas atravessando gerações.
O movimento do chamadop BRock ajudou a fortalecer a consciência crítica de muito jovens brasileiros e consolidou o rock como uma ferramenta de contestação e expressão cultural. E o que nasceu aletrnativo, underground, contestador, conquistou o mainstream via rádios FM, videoclipes e tudo isso ganhou ainda mais força com o Rock in Rio de 1985. Continua na página seguinte