Por: Affonso Nunes

Altay Veloso, uma grife de sucessos

Altay Veloso já teva canções gravadas por Roberto Carlos, Alcione, Emílio Santiago e Nana caymmi, entre outros intérpretes | Foto: Divulgação

Altay Veloso é um dos mais talentosos e versáteis nomes da nossa música. Cantor, compositor e multi-instrumentista, ele transita com maestria entre o samba, a MPB, o soul e até pela música erudita, criando obras de sofisticação melódica e lirismo. Nesta quinta-feira (6), às 20h, ele sobe ao palco do Blue Note Rio cantando grandes sucessos de sua carreira e canções da aclamada "O Alabê de Jerusalém", ópera criada por Altay e que estreou estreou em 2008, no Theatro Municipal.

Nascido em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Altay iniciou sua trajetória artística na década de 1970, destacando-se como compositor de grandes sucessos gravados por nomes como Alcione ("Tenta" e "Marrom") e Roberto Carlos ("De Igual para Igual"). Outra criação sua, "Além da Paixão", recebeu registros fonográficos de intérpretes de peso como Nana Caymmi e Emílio Santiago. Sua música combina influências que vão da raiz afro-brasileira ao jazz, do bolero à ópera, sempre com uma assinatura inconfundível.

Além de seus trabalhos como cantor e compositor, Altay é também escritor e dramaturgo. A já citada "O Alabê de Jerusalém" é um épico musical que entrelaça culturas e espiritualidades. Em formato de ópera popular, a obra mistura música erudita, MPB e ritmos afro-brasileiros para contar a história fictícia de Ogundana, um africano que teria vivido em Jerusalém na época de Cristo, abordando temas como fé, sincretismo religioso e identidade.

Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Altay Veloso segue sendo uma referência de elegância e excelência na música brasileira, um criador incansável de sucessos.

SERVIÇO

ALTAY VELOSO

Blue Note Rio (Av. Atlãntica, 1910 - Copabana)

6/2, às 20h

Ingressos a partir de