A cantora e commpositora Mariane de Castro faz neste sábado (1), no Cirrco Voador, o show de lançamento de "Dona de Casa", oitavo álbum de uma discografia que exalta a herança cultural afrobrasileira. O disco chegou ao mundo no dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, Dia de Oxum e, segundo a cantora, "é a festa do matriarcado que pariu essa gente, com traços e dores tão profundas".
"'Dona da Casa' são as sambadeiras, as mulheres ribeirinhas, que labutam pelo sustento de sua casa e ainda assim colocam suas saias rodadas e sambam com o riso escancarado e aberto, com seu canto esganiçado de labor", define a ccantora.
A apresentação é uma linda homenagem às rodas de samba do Recôncavo baiano, celebrando a ancestralidade, a história construída pelos antepassados. "É por Edith do Prato, por Rita da Barquinha, por Nicinha, por Dona Dalva Damiana, Mestra Aurinda do Prato e tantas outras mulheres que através do samba de roda resgatam e eternizam a história afro-indígena brasileira", acrescenta Mariene, vencedora de vários prêmios em sua carreira tanto como cantora como quanto atriz.
Baiana de Salvador, Mariene começou sua carreira musical em 2000, como backing vocal de Daniela Mercury. Em 2008, lançou seu primeiro álbum solo, o elogiado "Abre Caminho", que a projetou para o cenário musical brasileiro. Seu estilo musical é marcado pela mescla de ritmos afro-brasileiros, como samba, forró e maracatu, com influências da música popular brasileira e do jazz. Suas letras abordam temas como a cultura afro-brasileira, a religião, o amor e a luta contra o preconceito.
SERVIÇO
MARIENE DE CASTRO - DONA DE CASA
Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa)
1/2, a partir das 20h (abertura dos portões)
Ingressos: R$ 160 e R$ 80 (meia)