"O Mundo dá Voltas" retoma a trilha de "O Futuro Não Demora", agora a partir de um conceito. Passapusso diz que passou três anos contando a mesma história exaustivamente a todas as cerca de 150 pessoas envolvidas no projeto para que cada sonoridade do disco reforçasse a narrativa pré-estabelecida.
"Exemplo, você vai tocar tambor na música que é uma subida para a laje. Eu vou encher teu saco, ligar para você e dizer que o tambor representa isso e aquilo, e depois aquele cara vai descer para a praia, que é o lugar onde chegaram os escravizados. Era assim, 'caramba, era só para tocar um tambor, mas agora vou ter que contar uma história com isso?", diz o vocalista.
O enredo acompanha as músicas. "Batukerê", diz Passapusso, é um sonho. Em "A Laje", o protagonista "acorda, sobe na cobertura e vê aquele céu azul". Ele desce até a orla em "Praia do Futuro". Volta à comunidade na hora do rush em "Porta-retrato da Família Brasileira". Olha para trás e vê o dinheiro "das bets, do tráfico e da diferença social expressa na geografia" em "Magnata". "Palheiro" é a cidade, "Agulha" são as pessoas e por aí vai.
Esteticamente, o disco traça conexões das músicas brasileira, latina, caribenha e africana. Desta vez, influenciada pelo saxofonista americano Pharoah Sanders e pelo disco "Trouble Man", de Marvin Gaye, entre outros, a banda decidiu gravar os sopros antes de todo o resto, e adaptar as músicas a partir daí.
Além de Anitta, há versos de Emicida, Vandal e até da atriz Alice Carvalho no disco, bem como refrões cantados por Melly, Pitty, Gilberto Gil, Dino d'Santiago e Seu Jorge, entre outros.
O repertório embaralha a cronologia das composições. "Praia do Futuro" foi escrita por Antônio Carlos e Jocafi há mais de 40 anos, enquanto "Pote D'Água" foi feita pelo músico baiano Lourimbau há quase três décadas e "Palheiro" veio do álbum "Estado de Espírito", colaboração de Roberto Barreto com o guitarrista paraense Manoel Cordeiro, do ano passado. Outras faixas, como "Magnata" e "Balacobaco", já vinham sendo entremeadas nas performances do grupo nos shows.
Tudo isso serve à ideia de "passado que o futuro não alcançou", frase que norteia o grupo neste trabalho. "Esse disco tem uma compreensão do tempo diferente", diz Passapusso. "A gente é empurrado a ficar entrando em novas ondas, a nova música da Bahia, a nova num sei o que. Esse imediatismo nos leva a fazer coisas que podem se tornar descartáveis."
O vocalista vê essa mudança na relação com o tempo como uma militância. "A gente vai precisar fazer um encontro geracional e descaracterizar o que é velho e o que é novo dentro da música brasileira. Se não vamos entrar num processo, que hoje é naturalizado, de pessoas achando que estão inventando coisas novas quando na verdade estão vivendo uma continuidade."
Passapusso cita "Alvorada", de Cartola, como uma música "do futuro". "Quem conseguiu fazer uma letra dessa hoje em dia? Que tecnologia é essa?", diz. "Isso ainda é o futuro. Você pega essa letra e olha a favela hoje no Rio de Janeiro --pegando fogo, tudo acontecendo-- e chora mais do que na época. Faz mais sentido hoje do que o que estão cantando agora."
Essa ideia se relaciona também com a maneira como o BaianaSystem enxerga "O Mundo dá Voltas", e como Passapusso vê seu ofício. Ele diz que compõe como os discos de vinil que ouve, como uma mensagem numa garrafa.
"Para mim, a história que um artista ou grupo conta na discografia é importante. A vida é curta, e a gente tem um tempo para mostrar nossa visão do mundo", ele diz. "Quero contar histórias em vida para quando eu não estiver mais aqui. Faço música para quando eu tiver partido."