Por Affonso Nunes
A Fundação Casa de Rui Barbosa realiza entre sexta e domingo (28 a 30) sua primeira festa literária. A FliRui nasce com a proposta de ocupar integralmente o casarão neoclássico de Botafogo e seus jardins, transformando o local em espaço de encontro entre escritores, artistas e público, numa programação gratuita com o tema "Literatura e Democracia".
O evento marca um momento significativo para a instituição ao promover, pela primeira vez, a ativação simultânea de todos os seus ambientes - jardins, auditório, salas de curso e áreas externas. A iniciativa integra o calendário de ações do Rio Capital Mundial do Livro. A abertura será marcada pela doação oficial de obras de Daniel Munduruku, Eliane Potiguara e Márcia Kambeba ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. É a primeira incorporação de documentos de escritores indígenas ao acervo da Casa.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará presente. "Celebrar a primeira FliRui é afirmar que a literatura e a democracia caminham juntas, reunindo diversas vozes, do Brasil e do mundo. É uma alegria participar deste momento que celebra a leitura como bem comum e fortalece a cultura como elemento essencial", diz. Para Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, a realização da festa neste momento específico tem significado especial. "Abrir completamente a Casa para a Festa significa cultivar afetos, ampliar o acesso ao livro e formar novos leitores em um ambiente comprometido com a diversidade e a liberdade de expressão".
A programação reúne nomes de diferentes gerações e áreas artísticas. Maria Bethânia fará leitura de poemas de Neide Archanjo, uma das homenageadas da edição. Ailton Krenak participa dos debates, enquanto a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia integra as discussões sobre democracia e palavra. O cantor Lirinha prestará tributo a João Cabral de Melo Neto, e a atriz Dira Paes homenageará o romancista paraense Dalcídio Jurandir, ambos também celebrados nesta primeira FliRui. A festa recebe ainda os escritores angolanos Ana Paula Tavares, vencedora do Prêmio Camões 2025, e Ondjaki, laureado com o Prêmio José Saramago 2013, além de Geraldo Carneiro, Gringo Cardia, Bia Lessa, Amara Moira e André Dahmer.
Nos jardins, uma instalação poética apresenta trechos das obras dos três autores homenageados. O público poderá participar de debates, oficinas de escrita e ilustração, saraus, slam, apresentações teatrais, além de visitas noturnas à Biblioteca de Rui Barbosa. A programação inclui ainda atividades de oralidade e cultura de matriz africana, oficinas de contação de histórias indígenas e uma feira de editoras independentes organizada pela Livraria Books. Para as crianças, o tema "Democracia é Coisa de Criança" norteia atividades que aproximam os pequenos da leitura através do teatro e ações lúdicas.
A curadoria coletiva é coordenada pela editora literária Maria de Andrade, chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, com conselho formado por Andressa Marques, Carla Santos, Daniel Munduruku, Éle Semog, Elisa Ventura, Isabel Werneck e Verônica Lessa, reunindo diferentes perspectivas do campo literário e da gestão cultural.
SERVIÇO
1ª FLIRUI - FESTA LITERÁRIA DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134, Botafogo) | 28 a 30/11, a partir das 10h | Entrada franca