Por: Affonso Nunes

Na busca da fama, a sabedoria como prêmio

Danichi Mizoguchi narra uma trajetória de desencanto que busca a redenção pelo prazer | Foto: Divulgação

Premiada autora infantojuvenil, a cubana Teresa Cárdenas está lançando no Brasil seu mais recente livro, "As Trapalhadas de Mulo" (Pallas Editora). Com ilustrações de Edson Ikê, a obra combina elementos da tradição oral afro-cubana com reflexões contemporâneas sobre identidade, trabalho e realização pessoal.

É a história de um mulo que rejeita sua função tradicional de animal cargueiro e embarca numa série de aventuras em busca de talentos artísticos, reconhecimento e romance. Todas essas tentativas de se colocar fora de um lugar predetrminado pela sociedade resultam em fracassos que o levam a descobertas mais profundas sobre si mesmo e sobre o verdadeiro valor das coisas.

Teresa Cárdenas autografa a obra neste sábado (16), às 19h, na Casa Porto, no Largo São Francisco da Prainha, e participa de mesa redonda com mediação das Pretinhas Leitoras, as irmãs Duda e Helena Ferreira.

Uma das principais vozes da literatura afrodescendente cubana, Teresa Cárdenas constrói uma narrativa que alia entretenimento e reflexão. A autora, que é também atriz e ativista, aborda questões sérias como discriminação racial, elitismo e os diferentes conceitos de sucesso.

"Quis fazer uma homenagem à cultura oral e ancestral do meu povo. É uma história que nasceu da oralidade afro-cubana, mas que agora se apresenta vestida de livro aos leitores jovens brasileiros", explica a escritora, que vê na obra uma forma de celebrar "os milhares de griôs que transmitiram e perpetuaram, com suas vozes e cantos, histórias que nunca deveriam ser esquecidas".

Macaque in the trees
Mulo, livro de Teresa Cárdenas | Foto: Divulgação