A escritora Carla Madeira é a convidada do Clube de Leitura CCBB de julho, em encontro marcado para estqa quarta-feira (9), às 17h30, na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A escolha do livro a ser debatido ficou por conta do público, que elegeu "Tudo é Rio" através de votação aberta no perfil do Instagram da instituição.
A participação da autora acontece em momento especial de sua carreira. A escritora retornou recentemente de uma turnê pela Europa, experiência que a deixou particularmente animada com a recepção de sua obra no exterior. "Os livros estão acontecendo de uma maneira que me deixa entusiasmada", diz a escritora, que atualmente se dedica à escrita de um novo romance, com previsão de lançamento ainda este ano.
Para Carla Madeira, a dinâmica dos clubes de leitura representa uma oportunidade única de diálogo com os leitores. "Os clubes de leitura são uma ocasião valiosa de reflexão, de compartilhar a experiência de cada um ao ler um livro. Tudo é rio é um livro intenso, com muitas camadas e questões sensíveis, fico feliz que será lido no Clube de Leitura CCBB e já na expectativa das ressonâncias", antecipou.
A obra escolhida pelo público integra a produção mais recente da literatura brasileira contemporânea, caracterizada por narrativas que abordam temas complexos da sociedade atual. Segundo a mediadora e curadora do evento, Suzana Vargas, Carla Madeira representa "o vigor da nova safra de romancistas brasileiros, com uma narrativa forte, cuja fabulação, aparentemente banal, nos surpreende a todo momento e nos vemos afogados nas águas de um erotismo que inaugura um novo modo de contar-se".
A análise de Vargas destaca elementos centrais da obra de Madeira, que transita por questões como violência doméstica, machismo e a complexidade das relações humanas. "A fragilidade das relações sociais se mostram ainda vivas em seus romances", observa a curadora, que considera a literatura da autora como "essencial, nos colocando diante de uma verdadeira contadora de histórias em cujas tramas podemos nos reconhecer e, por isso mesmo, nos compreender melhor".
O reconhecimento crítico da obra de Carla Madeira vem se consolidando desde seu romance de estreia, quando Martha Medeiros já observava que a autora "não merece ficar escondida nas prateleiras das livrarias". Três romances depois, conforme avalia Suzana Vargas, sua produção se estabelece no cenário literário nacional por uma narrativa "sem falsos moralismos, sem amarras, plenos da poesia de sua narração".
O Clube de Leitura CCBB 2025 representa uma das principais iniciativas de fomento à leitura e debate literário na cidade com uma programação que aproxima autores e leitores em discussões aprofundadas sobre obras contemporâneas relevantes.
SERVIÇO
CLUBE DE LEITURA CCBB COM CARLA MADEIRA
Biblioteca do CCBB (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
9/7, às 17h30
Entrada franca