Por: Affonso Nunes

O QUE ROLA NA BIENAL - quinta-feira, 19: Legado machadiano

Geovani Martins, escritor | Foto: Divulgação

Gigante da literatura brasileira, Machado de Assis é o ponto de partida para uma conversa sobre o Brasil de ontem e de hoje em mesa-redonda no Café Literário Pólen. Às 16h desta quinta-feira (19), os escritores Eliana Alves Cruz, Geovani Martins (foto), Lorrane Fortunato e o jornalista Tiago Rogero discutem como a obra do autor ecoa nas narrativas contemporâneas, em temas como desigualdade, identidade e memória. A mediação é do ator, diretor e escritor Lázaro Ramos, e a mesa propõe um diálogo entre heranças literárias e urgências atuais.

 

Geração potente

Lluca Guadagnini | Foto: Divulgação

No Palco Apoteose Shell, às 17h, a mesa-redonda "Geração Multipotente" reúne nesta quinta-feira (17) jovens autores que transitam entre diferentes linguagens. Participam do encontro Tiago Valente (autor e criador de conteúdo), Triz Parizotto (atriz e ilustradora), Luca Guadagnini (foto, autor e influenciador) e Isabella Mezzadri (astróloga e escritora). Eles conversam sobre identidade, criatividade e formas híbridas de narrar suas histórias. A mediação será feita pela comunicadora Larissa Lair.

Narrativas resistentes

Danichi Mizoguchi narra uma trajetória de desencanto que busca a redenção pelo prazer | Foto: Divulgação

Às 14h desta quinta-feira (17), no Café Literário Pólen, quatro mulheres com algo a dizer - Conceição Evaristo (escritora, professora e pesquisadora), Teresa Cárdenas (foto, escritora, contadora de histórias e assistente social) e Zukiswa Wanner (escritora, editora e promotora da literatura africana e feminina) - compartilham no painel Memórias e Resistência experiências de seus países (Brasil, Cuba e África do Sul) em uma conversa que tem tudo para ser cativante sobre literatura, memória e resistência. A mediação é da jornalista Yasmin Santos.