Por:

O QUE ROLA NA BIENAL - terça, 17: A II Guerra no Rio

Ao longo de seis programas, Ruy Castro vai mapear a interseção musical entre os dois países desde os anos 1930 | Foto: Divulgação

Um dos destaques na Bienal nesta terça-feira (17) é o painel "Trincheira Tropical" que reúne Ruy Castro e Isabel Lustosa para uma conversa sobre o Rio de Janeiro na Segunda Guerra Mundial. Autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, e de livros sobre a bossa nova e o Rio dos anos 20, Ruy lança "Trincheira tropical — A Segunda Guerra Mundial no Rio" (Companhia das Letras). Membro da ABL e articulista do Correio da Manhã, o jornalista fala sobre espiões, refugiados e tramas históricas. Às 18h, no Café Literário Pólen.

 

Poder na menopausa

Thalita Rebouças, escritora | Foto: Divulgação

Menopausa tem a (má) fama de ser uma fase da vida que aterroriza as mulheres. O painel "Menopower" propõe um olhar leve e informado sobre a menopausa. A escritora Thalita Rebouças (foto), a médica Isabela Bussade, a apresentadora Angélica e a jornalista Mariliz Pereira Jorge falam sobre corpo, saúde mental, tabus e autoconhecimento. Com humor e liberdade, o encontro destaca a menopausa como fase de potência, de virada de chave, e não de sofrimento. A conversa acontece às 17h, no Palco Apoteose Shell.

Leituras afetivas

Maria Gal, atriz, apresentadora e produtora | Foto: João Wesley/Divulgação

O sarau "Autores Leitores" abre com a atrisz, apresentadora e produtora Maria Gal (foto) lendo trechos da obra de Carolina Maria de Jesus, a autora do consagrado "Quarto de Despejo". Depois, autores convidados, como Lola Salgado, Tom Grito, Ian Fraser, Marcela Ceribelli e Dandara Suburbana, compartilham com o publico poemas que os inspiram. As pessoas na plateia também podem participar do sarau, declamando versos e homenageando autores favoritos. A mediação é de Iana Villela e Yasmin Santos. Às 17h30, na Praça Além da Página Shell.