Idealizado, concebido e protagonizado por Beth Goulart, o espetáculo 'Simplesmente Eu, Clarice Lispector' encerra sua temporada carioca neste fim de semana, com as últimas apresentações no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. Com o teatro lotado desde sua reestreia em 14 de março, a peça vem atraindo espectadores de todas as idades que nutrem em comum a paixão pela escritora e sua obra.
"As pessoas saem felizes e impactadas por Clarice Lispector e só tenho a agradecer pela magia do teatro ter criado esse caminho, através do meu trabalho, como criadora e atriz", reflete Beth Goulart, ao comentar sua radiante atuação. A montagem celebra os 50 anos de carreira de Beth Goulart e é fruto de uma profunda imersão da atriz no universo da escritora, com dois anos de pesquisa, seis meses de preparação e dois meses de ensaios. "Fiquei grávida de Clarice e estava tudo na minha cabeça", brinca Beth sobre o processo de criação que deu origem ao espetáculo em 2009.
A dramaturgia é construída a partir de depoimentos, entrevistas e correspondências da autora, mesclados a fragmentos de obras emblemáticas como "Perto do Coração Selvagem", "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres", e os contos "Amor" e "Perdoando Deus". Beth Goulart tece uma narrativa que entrelaça a autora com as vozes de quatro personagens femininas — Joana, Lori, Ana e a mulher sem nome —, explorando temas como amor, silêncio, solidão e o mistério da existência.
A cenografia minimalista de Ronald Teixeira e Leobruno Gama, a iluminação de Maneco Quinderé e a direção de movimento de Márcia Rubin criam um espaço onírico, complementado pela trilha sonora original de Alfredo Sertã e o figurino de Beth Filipecki, que reforça a elegância da escritora. A supervisão do trabalho da atriz é assinada por Amir Haddad.
A peça não apenas emociona, mas também fomenta a leitura. Com mais de 2.870 estudantes já tendo assistido ao espetáculo, há um notável interesse do público jovem, com grande recorte para a faixa de 16 a 25 anos, e a presença de diferentes gerações, de 12 a 80 anos. Após cada apresentação, Beth sorteia um livro de Clarice, reforçando a conexão com a obra. "Chegar com a obra de Clarice para outras pessoas e levar a sua literatura aos jovens, que já estão se encantando com a autora, é um presente que o teatro está promovendo para a nossa cultura", afirma Beth Goulart.
E o foyer do teatro abriga duas exposições: "Entre Ela e Eu" e "Clarice em Mim". A primeira, idealizada por Beth Goulart, apresenta pranchas em grandes formatos com fotos e informações sobre Clarice, curiosidades pessoais e de suas obras, além de reproduções de retratos da escritora por grandes artistas plásticos. Já "Clarice em Mim", de Mariana Valente, artista plástica e neta da escritora, exibe colagens que ressignificam imagens de Clarice.
SERVIÇO
SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR
Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea)
Até 22/6, quinta e sexta-feira (20h) e sábado (19h)
Ingressos entre R$ 60 e R$ 140