Por: Affonso Nunes

O QUE ROLA NA BIENAL -segunda, 16: Salve Ariano!

João Suassuna: 'Nosso principal objetivo é levar adiante a chama imortal de Ariano, que nos inspira, impulsiona e encanta' | Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (16), dia em que se celebra o nascimento de Ariano Suassuna, a Bienal do Livro recebe no Riocentro um cortejo da Orquestra Armorial, que percorre os corredores com música, dança e poesia em tributo ao autor de clássicos como "O Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino". Na Praça Além da Página, João Suassuna (foto), neto do escritor, conduz uma aula-show sobre a obra e o legado do criador do Movimento Armorial. "Nosso principal objetivo é levar adiante a chama imortal de Ariano, que nos inspira, impulsiona e encanta", diz João.

 

Sharjah em debate

Lulwah Al Mansouri , escritora e pesquisadora dos Emirados Árabes Unidos | Foto: Divulgação

O painel "A tradição da literatura árabe e o novo movimento literário impulsionado por Sharjah" destaca a efervescência atual da escrita no mundo árabe. Com apoio de políticas culturais consistentes, Sharjah tem se consolidado como um polo de incentivo à literatura e à preservação da memória dos povos do Oriente Médio. Os autores Abdul Hamid Ahmed, Lulwah Al Mansouri (foto) e Nasser Al Dhaheri debatem o tema, com mediação de Laura di Pietro, diretora do selo Tabla, às 18h, no Café Literário Pólen.

Vozes na literatura

Denise Fraga, a voz de 'Orgulho e Preconceito' | Foto: Fabio Rocha/TV Globo

A sessão Audible reúne atores brasileiros que dão voz a personagens icônicos da literatura em aúdiolivros. Denise Fraga (foto) narra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; Milhem Cortaz é a voz de "O Grande Irmão" em "1984", de George Orwell; e Mauro Ramos interpreta figuras de "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien. Eles compartilham a experiência de transformar texto em áudio, uma importante ferramenta de inclusão, em conversa mediada por Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil. O evento ocorre às 17h, no Palco Apoteose Shell.