Com o tema "Todos na mesma página", a Bienal 2025 propõe uma vivência coletiva em torno dos livros. Em vez de apenas estimular o hábito da leitura, o festival quer promover conexões genuínas entre leitores, autores e histórias, transformando o Riocentro em uma verdadeira comunidade literária.
Uma das grandes novidades é a criação da Praça Além da Página Shell, localizada ao ar livre, no coração do evento. Com curadoria da publicitária Heloiza Daou, o espaço funcionará como ponto de encontro das tribos literárias, com gincanas, performances, música ao vivo e festas temáticas que colocam o leitor no centro das atenções. A ideia é destacar o poder que personagens e enredos têm de transformar vidas.
"A Bienal é muito mais do que um festival: é uma celebração da leitura e da potência transformadora dos livros. Desta vez, os visitantes vão viver experiências ainda mais marcantes, como nunca se viu antes", afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora do evento em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
A programação oficial reúne nomes como Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Drauzio Varella, Miriam Leitão, Itamar Vieira Junior, Pedro Bial, Leandro Karnal, Raphael Montes e Marcelo Rubens Paiva. Também estão confirmados autores internacionais como Chimamanda Ngozi Adichie (Nigéria), Teresa Cárdenas (Cuba), Nagabe (Japão), Kim Ho-yeon (Coreia do Sul), Cara Hunter (Reino Unido), Lina Meruane (Chile) e Brynne Weaver (Canadá).
Além das presenças de renome, a Bienal oferece ao público encontros com novos autores que têm se destacado nas redes sociais e no mercado editorial independente. Essa aproximação entre grandes nomes e vozes emergentes reforça o caráter plural e democrático da curadoria deste ano, que busca refletir a multiplicidade de olhares e narrativas do Brasil contemporâneo.
O Café Literário Pólen, que celebra 25 anos, receberá debates sobre temas contemporâneos, com curadoria de Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antonio Simas, Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório. O Páginas no Palco, sob curadoria de Bianca Ramoneda, volta a integrar a programação com conexões entre literatura e artes cênicas.
No Palco Apoteose Shell, arena de 70 horas de atrações, literatura e cultura pop se encontram sob a curadoria de Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa. Os jovens leitores contarão ainda com o espaço Curto-Circuito e o retorno do Artists Alley, voltado para quadrinhos e cultura geek, com curadoria de Sidney Gusman.
Experiências sensoriais
A programação infantil terá destaque com a Biblioteca Fantástica, um espaço de 500 m² sem paredes, onde livros viram túneis, páginas se transformam em labirintos e personagens interagem com crianças e famílias. A curadoria é da agência LERConecta.
Entre as experiências interativas, a Roda Gigante Leitura nas Alturas Light terá cabines tematizadas por editoras como Panini, Intrínseca, HarperCollins Brasil e Melhoramentos. Já o Labirinto de Histórias Paper Excellence convida o público a explorar ambientes inspirados em séries literárias como Corte de Espinhos e Rosas, Alice no País das Maravilhas, Hades & Perséfone e Uma Janela Sombria.
O Escape Bienal Estácio traz quatro salas com desafios baseados em thrillers — com participações de editoras como HarperCollins, Arqueiro, Record e Companhia das Letras. Entre os enigmas, estão a "presença" da escritora Agatha Christie e o desaparecimento fictício do autor Raphael Montes.
Infraestrutura
A estrutura da Bienal impressiona não apenas pelo conteúdo. A operação alimentar também é de grandes proporções: em 2023, foram consumidas 16.270 fatias de pizza, 96.939 refrigerantes e 99.038 sanduíches — números que devem ser superados nesta edição com o aumento da área total e do público estimado. Para garantir conforto, o evento contará com praças de alimentação ampliadas, novos pontos de hidratação e uma rede de apoio para famílias com crianças pequenas.
Homenageado da edição, o escritor Ruy Castro lançará dois livros durante o festival, em tributo à literatura nacional. Para Dante Cid, presidente do SNEL, a Bienal 2025 consolida o papel do livro como instrumento de transformação. "A Bienal é o maior evento do programa Rio Capital Mundial do Livro. Temos muito orgulho de integrar essa festa cultural desde o seu início."
SERVIÇO
BIENAL DO LIVRO RIO 2025
Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca)
De 13 a 22/6
Programação completa em https://www.bienaldolivro.com.br/programacao/
Ingressos: R$ 42 e R$ 21 (meia)