Por: Cláudia Chaves - Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA / RESTAURANTE / FRANCESE BRASSERIE: Michelin à Ipanemá

A terrine lucullus, com foie gras e língua em mil-folhas, molho de framboesa, vagem francesa e avelã | Foto: Divulgação

Fui convidada para um déjeuner memorável no Francese, orquestrado com carinho e competência por Bianca Teixeira, que recebe com o raro equilíbrio entre profissionalismo e afeto. Ao lado das jornalistas Ursula Manso e Andrea D'Egmont, duas craques em gastronomia, com conversa rara e muita, muita risada.

Francese, a nova casa do chef Elia Schramm, carioca de formação clássica, com passagens marcantes por cozinhas no Brasil e na Europa. A sua estrela Michelin celebra a essência da cozinha francesa, com o olhar criativo, onipresente na cozinha e no salão, inclusive as panelas.

A entrada de Chèvre-Pistache-Raisin — bombons de fromage de chèvre com uvas assadas e vinagrete de mel — é delicada e equilibrada, unindo acidez e dulçor com precisão. Em seguida, a Terrine Lucullus surpreende com uma fusão de foie gras e língua fumée em mil-folhas crocante, entregando camadas de sabor ousadas e texturas contrastantes que encantam o paladar.

O Tournedos Rossini, um clássico da cuisine française criado em homenagem ao compositor italiano Gioachino Rossini, surge em versão généreuse: filé mignon alto e suculento, coberto por foie gras selado, sem miséria, servido com purê maison sedoso e cogumelo cardoncello, uma variedade italiana carnuda e aromática, que adiciona profundeza ao prato. O poisson du jour, glaceado ao beurre blanc, destaca-se pela leveza e sabor refinado, acompanhado por purê suave, haricots verts no ponto e um gnocchi de banana-da-terra surpreendente, homenagem à chef baiana Morena Leite.

As frites maison são viciantes — douradas, sequinhas e crocantes. Entre as sobremesas, os Profiteroles oferecem conforto e tradição com calda quente de chocolate, enquanto o Choco-Caramel impressiona com texturas modernas e equilíbrio notável. Tudo foi harmonizado com um Chablis da Borgonha, branco frais e mineral, que acompanhou perfeitamente cada etapa da refeição.

Émotion, technique et beaucoup d'histoire. Merci, Bianca & chef Elia!

SERVIÇO

FRANCESE BRASSERIE

Rua Barão da Torre, 472 - Ipanema

Segunda a quarta (12h às 16h e 19h às 23h),

quintas (12h às 16h e 19h às 0h), sextas e sábados (12h às 16h) e 19h às 1h) e domingos (12h às 18h)