O Rio de Janeiro continua sendo... a cidade mais bonita do mundo... o desejo dos estrangeiros... o lugar que abriga todos os bons prazeres... É nessa mistura de todas as partes que acontece o Demi Boteco, nascido do encontro de duas paixões, gastronomia e amizade de Stéphane, bretão de alma brasileira, e Thierry, marselhês apaixonado pela arte de cozinhar.
Fomos em dois tempos conhecer o Demi, pois são tantas delícias que uma ida é pouco. A primeira com minha amiga Rosana, verdadeira francófila. Começamos com o escabeche, simplesmente perfeito. A sardinha inteira, sem espinhas e macia, com a cobertura dos vegetais e do sabor levemente picante do vinagre. Os palitinhos de berinjela, perfeitamente fritos, crocantes, empanados, temperados com páprica, com molho de missô agridoce, pois os molhos criativos são a especialidade de Thierry e, após, o couscous, pièce de résistance au perfection.
Na segunda ida, após um concerto com a Orquestra de Câmara da Ópera Nacional da China, levei Helè-Nice, leitora diária do Fígaro. Ela pediu Crepe Marie, feito de trigo sarraceno com queijo, presunto cru, cogumelos Paris, tomate-cereja confit e rúcula e, uhlalá, o melhor que já experimentou no Brasil. Para acompanhar, o imbatível Martini de Bê, o mixologista que domina totalmente as técnicas dos drinques, fomos de Léon hot dog: cachorro-quente com linguiça na ciabatta, batatas fritas dentro do pão. O pão da Araucária é o suporte ideal para o banho do molho da entrecôte que enxarca o pão, o queijo derretido, a linguiça mineira fina, bem frita e a novidade da batata que já vem no sanduíche.
Tudo é original e surpreendente, porque nada é gourmetizado ou segue alguma moda. O chef Pedro, do Couchon Rouge, além do seu delicioso patê, comanda a cozinha. No salão, o atendimento carinhoso, presente, alegre de Giulia e Rafa completam um time raro de se encontrar. E só posso dizer com a velha canção francesa: Je reviens pour le meilleur. Eu volto sempre para o melhor.
SERVIÇO
DEMI BOTECO
Rua Bento Lisboa, 184/C - Catete | Terça a sábado (12h às 23h30) e domingos (12h às 17h)