Em minha família, não adotamos aquele discurso de "Dia das Mães é todo dia". Essa é uma data em que realmente nos juntamos e comemoramos muito. E decidimos ir ao Azumi - eu, João, o mais velho, Chico, o caçula, e seus rebentos - Nuno e Rosa. As três gerações são super fãs de comida japonesa. O Azumi já virou parte da nossa história. Aniversários, celebrações… Nesse caso, foi dupla, pois Chico ganhou a Medalha de Prata no Festival de Cinema - o Cinefoot.
O restaurante estava do jeitinho que a gente gosta: iluminação suave, aquele cheirinho delicioso no ar e o som reconfortante de risadas misturado com o tilintar dos hashis. Tudo com aquele acolhimento e serviço inigualável de todas as casas do grupo Belmonte. Sentamos e logo começou o desfile de delícias.
Comandado por Alissia, herdeira do inesquecível Azumi de Copacabana, o Azumi é japonês raiz. Os pescados são respeitados em seus sabores e frescor. Não há excesso de toppings, molhos, muito menos invenções. Não existe cream cheese, hot sushi, azeite trufado.
Devoramos logo o raríssimo sashimi de lula, cortado em finos anéis. Depois veio o "combinado": um shari (arroz de sushi) bem feito, com a variedade e qualidade dos neta (pescados, frutos do mar). O usuzukuri de peixe branco - fatias transparentes - sumiram em minutos.
O yakisoba de camarão é preparado seguindo os passos do modo tradicional do Japão. Feito na chapa, com Alissia Ohara dando o toque final, o acabamento é mais crocante e com muito molho. Na região Sul do Japão, por exemplo, a forma de preparo é inusitada: faz-se o yakisoba de forma normal, mas dá-se esse toque final na chapa para deixá-lo crocante.
Azumi, no antigo Japão, era um clã e tribo de guerreiros que se originaram durante o período Jomon, cujas culturas e crenças são consideradas uma das primeiras religiões marítimas do país. Aqui, no Leblon, Alissia Ohara mantém perfeitamente essas tradições. E continuará sendo o local que escolhemos para criar novas e boas lembranças.
SERVIÇO
AZUMI
Dias Ferreira, 480 - Leblon | De dommingo quarta (12h a 0h) e de quinta a sábado (12h a 1h)