Correio da Manhã
animação

'The Violinist', de Singapura. vence Annecy

'The Violinist', de Singapura. vence Annecy
The Violinist é uma produção singapurense feita em parceria com a Espanha e a Itália com foco na II Guerra Mundial Crédito: Divulgação

RODRIGO FONSECA
Singapura, numa coprodução com a Espanha fez a festa em Annecy, ao vencer o festival francês, neste sábado, com “The Violinist”, porém a animação brasileira, presente por lá em várias latitudes, deixou a Meca dos desenhos sem troféus, mas com um saldo positivo para a circulação internacional de seus projetos. Entre os destaques da participação nacional esteve “O Filho da Puta”, longa assinado por Otto Guerra, Érica Maradona, Tania Anaya e Sávio Leite, que ampliou sua visibilidade diante do mercado global e consolidou seu prestígio num dos principais eventos do setor. Embora o Brasil tenha marcado presença em diferentes mostras da programação, nenhuma produção nacional figurou entre os vencedores de sua 49ª edição.


Considerada a principal vitrine mundial da animação, Annecy consagrou com o Cristal de Melhor Longa-Metragem o supracitado “The Violinist”, dirigido por Ervin Han e Raúl García. A vitória surpreendeu críticos e profissionais da indústria ao superar favoritos como “Le Corset” (título internacional “Iron Boy”), “Tangles”, “In Waves” e “Viva Carmen”.

A trama acompanha dois jovens prodígios do violino em Singapura durante e após a Segunda Guerra Mundial. Seu triunfo reforça uma tendência cada vez mais evidente no mercado: a ascensão da animação asiática impulsionada por coproduções internacionais.

Já “Le Corset”, de Louis Clichy, saiu fortalecido ao conquistar três distinções: o Prêmio do Júri para Longa-Metragem, o Prêmio do Público e o Prêmio Gan de Distribuição. Outro destaque foi o espanhol “Decorado”, de Alberto Vázquez, vencedor do Prêmio Paul Grimault. Na mostra Contrechamp, dedicada a propostas mais autorais, o Grande Prêmio ficou com “Blaise”, de Dimitri Planchon e Jean-Paul Guige, enquanto “A New Dawn”, coprodução entre Japão e França, recebeu o Prêmio do Júri.

Entre os curtas, o Cristal foi para “Paper Trail”, do americano Don Hertzfeldt, ampliando a trajetória de reconhecimento internacional iniciada no Festival de Sundance. Já o Prêmio do Júri de Curta-Metragem foi entregue a “God Is Shy”, da francesa Jocelyn Charles.

A organização anunciou ainda um recorde histórico de participação, com 19.100 profissionais credenciados. A próxima edição do festival acontecerá entre 13 e 19 de junho de 2027 e terá a Colômbia como país homenageado.