Por: Pedro Sobreiro

Em São Paulo, Timothée Chalamet fala sobre escolher o Brasil para divulgar "Marty Supreme"

Timothée Chalamet fez sua primeira aparição com um visual com as cores do Brasil | Foto: Gustavo Tortolio

Na noite desta quinta-feira (4), o ator Timothée Chalamet e o diretor Josh Safdie participaram de um evento restrito no BTG Pactual Hall, em São Paulo, onde apresentaram os 30 minutos iniciais de "Marty Supreme", novo filme da dupla, e contaram aos fãs e à imprensa um pouco mais sobre os bastidores da produção que está muito bem cotada para a temporada de premiações.

O evento foi separado da CCXP25, onde, na noite desta sexta (5), eles também participarão de um painel para divulgar o longa para o público brasileiro, marcando o início oficial da turnê promocional da dupla ao redor do mundo.

No evento promovido pela Diamond Films Brasil, Chalamet explicou o motivo de ter escolhido o Brasil para dar esse pontapé inicial na turnê internacional de Marty Supreme, ressaltando o amor que sentiu dos brasileiros em sua primeira vinda ao país, na CCXP23.

"Eu estive aqui no Brasil há uns dois anos, para a CCXP, e fui recebido por um público tão vibrante... Os fãs de cinema são muito apaixonados aqui, você sente isso. E é uma paixão que senti parecida com a do Marty [seu papel no filme] pelo esporte no filme, então me pareceu uma escolha óbvia. Sem contar que o país é incrível, e falo de coração", explicou o ator americano.

Complementando a fala de Timothée, o diretor Josh Safdie comentou sobre a influência do cinema brasileiro em sua juventude e formação como cineasta.

"Houve dois filmes extremamente poderosos que assisti enquanto crescia: 'Pixote' e 'Cidade de Deus'. E eu conheci o genro do Héctor Babenco, foi uma surpresa pra mim. E é engraçado, porque ele é argentino, mas vocês gostam muito dele, não é?", comentou.

Realidade fictícia

A trama de Marty Supreme acompanha Marty Mauser (Chalamet) um jovem sonhador dos anos 1950, cuja meta de vida é ser o melhor mesatenista do mundo, não importa quem ele tenha que superar para fazer isso. No entanto, ele vai descobrir que a vida que ele sempre sonhou traz consequências.

O filme é levemente inspirado na história real de Marty Reisman, mas, segundo a dupla, não houve uma pesquisa a fundo sobre ele, já que o longa retrata a ideia do sonho americano e suas falhas. Junto a isso, eles exploraram alguns dos maiores atletas de todos os tempos, como Michael Jordan e Michael Phelps, para construírem esse protagonista com o único foco de realizar seu sonho "maior que a vida".

"Não pesquisei sobre alguém em específico. Eu compus o personagem em uma mistura de diversos fatores que me inspiraram. Assisti muitos filmes, procurei sobre a vida de atletas e até as músicas que esses esportistas ouviam", disse Timothée Chalamet.

"É engraçado a gente falar no Michael Jordan, porque ele ensinou que o sonho não pode acabar. É como uma fome insaciável. E acredito que os verdadeiros atletas extraordinários sabem que a verdadeira grandeza é sobre o sonho e seguir sonhando, não sobre o fim dele", comentou Safdie.

CCXP25

Agora, a dupla se prepara para subir no palco do Auditório Thunder, onde um público de milhares de fãs aguarda por eles nesta sexta (5), na CCXP25.

"Subir ao palco da CCXP, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo, é uma oportunidade à altura da grandeza de Marty Supreme, um filme sobre sonhar grande. A Diamond Films tem orgulho de proporcionar esse momento especial aos fãs de cinema com Timothée Chalamet, Josh Safdie e a A24", comentou Vinicius Pagin, Diretor Geral da Diamond Films Brasil.

Marty Supreme chega aos cinemas brasileiros com sessões especiais em 8 de janeiro e estreia oficialmente em 22 de janeiro, com distribuição da Diamond Films.