Premiação encarada um ponto decisivo da corrida ao Oscar, responsável por ampliar a fama de Fernanda Torres, anuncia seus concorrentes na segunda e pode ter atrações de Marrakech
Uma série de produções pilotadas por talentos que nasceram, cresceram e deram os primeiros passos autorais sem visibilidade em Hollywood, mas que deverão ser citadas na segunda-feira, no anúncio do Globo de Ouro, terão passagem pelo Festival de Marrakech no fim de semana. O encerramento do evento tem direito ao "Frankenstein" de Guillermo Del Toro e a um Park Chan-wook inédito. Especula-se que o thriller de tons irônicos do sul-coreano, o longa "No Other Choice", estará entre os indicados a Melhor Filme de Língua Não Inglesa do prêmio americano.
Criado na década de 1940, ele é encarado como um dos estandartes da temporada de Oscars, apesar de ter colegiado diferente do da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas hollywoodiana. Seus votantes são jornalistas especializados em cinema do planeta inteiro. Na mesma categoria dos "estrangeiros", ao lado de Chan-wook, deve estar "Sirât", do galego Oliver Laxe, que arrebata multidões com sua narrativa de transe num deserto. Sábado tem sessão dele no Marrocos, antes da entrega da Estrela de Ouro, o troféu oficial dessa maratona, que levou ao norte da África, em sua abertura, o pernambucano Kleber Mendonça Filho. Será difícil a Golden Globe Foudation esquecer-se dele ao revelar quem há de disputar suas estatuetas.
"O Agente Secreto", que hoje põe o realizador na marca do milhão de ingressos vendidos no Brasil, pode figurar não apenas ao lado dos longas de Laxe e Chan-wook, mas também em categorias como Melhor Direção e Melhor Ator - as mesmas que venceu no Festival de Cannes. Seu astro, o baiano Wagner Moura, desponta como favorito, na linha de Drama, sobretudo depois ter vencido a enquete do Círculo de Críticos de Nova York. No dia 29, Kleber celebrou o cinema brasileiro em sua passagem no Marrocos, destacando como o audiovisual escancara nossos conflitos e abre reflexões inclusivas. "Sociedades muito desiguais — poucas pessoas com muito e muitas com pouco — geram tensão. E, normalmente, quem está no topo tem medo de alguma coisa. Isso existe em vários lugares. Como venho do Brasil, vejo isso diretamente", disse em Marrakech.
Cresce a cada dia a expectativa por seu nome entre as nomeações ao 83º Globo de Ouro. Cada indicado, em cinema e em séries de TV e streaming, será conhecido na manhã do próximo dia 8, anunciadas por Skye P. Marshall e Marlon Wayans. Todas as 28 categorias em disputa serão reveladas no site CBSNews.com e no programa de notícias "CBS Mornings". Os telespectadores também podem assistir ao anúncio ao vivo nos canais da CBS News no YouTube e no TikTok. Cada nome citado será destacado nas contas das redes sociais do Golden Globes® à medida que forem anunciados, com a lista completa dos indicados disponível no site da fundação imediatamente após o anúncio. A entrega dos troféus - que, este ano contemplou a carioca Fernanda Torres, por "Ainda Estou Aqui" - está marcada para 11 de janeiro, no Beverly Hilton, na Califórnia.
Marrakech projetou o longa que vem disparando nas apostas para os Globos e para o Oscar: "Hamnet", de Chloé Zhao. O foco de sua narrativa é um autor de teatro que atende pelo nome de Will, um professor de latim sem dinheiro que tem como sobrenome Shakespeare. O papel é de Paul Mescal. O sujeito conhece Agnes, jovem de espírito livre, vivida com ardor por Jessie Buckley. Fascinados um pelo outro, os dois iniciam um romance apaixonado, acabando por se casar e ter três filhos. Enquanto Will tenta a sorte como dramaturgo em Londres, Agnes assume sozinha as responsabilidades domésticas. Quando uma tragédia acontece, o vínculo do casal, antes profundamente unido, começa a vacilar. No entanto, é a partir das dificuldades que nasce a inspiração para uma obra-prima do teatro.
É de praxe o Globo de Ouro dividir seu certame entre Drama e Comédia/Musical, terreno no qual Paul Thomas Anderson avança múltiplas casas no comando de "Uma Batalha Após A Outra", que tem Leonardo DiCaprio no papel de um revolucionário.
A conexão de Marrakech com os potenciais concorrentes ao Globo se estende à animação com o badalado filme francês "Arco", aventura ecológica futurista dirigida por Ugo Bienvenue, que deve figurar entre os premiáveis e dar trabalho a títulos da Disney e de produtoras nipônicas.