Por: POR RODRIGO FONSECA

AS BOAS DA PAULICEIA - TERÇA-FEIRA (28/10)

A Irmã Mais Nova | Foto: Divulgação

A IRMÃ MAIS NOVA ("La Petite Dernière"), de Hafsiaa Herzi (França): É um espanto o desempenho de Nadia Melliti neste drama sobre afirmações identitárias, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, onde o longa recebeu ainda a Queer Palm, troféu que combate à homofobia. Nadia vive Fátima, caçula de três irmãs. Ela tenta, com alguma cautela, trilhar seu próprio caminho, dividida entre novos desejos, a descoberta de sua atração por outras mulheres e a lealdade à sua calorosa família franco-argelina. Depois que ingressa na universidade em Paris, ela começa a namorar, fazer amigos e passa a explorar um universo até então desconhecido. Onde: Cultura Artística, 12h.

Macaque in the trees
A Incrível Eleanor | Foto: Divulgação

A INCRÍVEL ELEANOR (“Eleanor, The Great”), de Scarlett Johansson (EUA): A Viúva Negra da franquia "Vingadores" estreou na direção de longas com brio, numa narrativa agridoce que lembra "Melhor É Impossível" (1997). Sua estrela, em estado de graça, é a nonagenária June Squibb. Ela vive uma encrenqueira que finge ser uma sobrevivente do Holocausto para forjar amizade com uma jovem estudante de jornalismo. O pai da moça, um famoso apresentador de TV, é vivido por um inspirado Chiwetel Ejiofor. Quando e onde: Espaço Petrobras, 14h.

Macaque in the trees
A Natureza das Pequenas Coisas | Foto: Flavio Oliveira/Divulgação

A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS, de Rafaela Camelo (Brasil): Um achado do cinema do DF, que abriu sua carreira na Berlinale. Em sua trama, Glória, de 10 anos (Laura Brandão), acompanha a mãe, a enfermeira Antônia (Larissa Mauro), no trabalho, em um ambiente hospitalar onde pacientes de idade avançada padecem de moléstias diversas. A garota já conhece o local e costuma explorá-lo sozinha. Tem um passivo de enfermidade, expressa por uma marca em seu peito. Um dia, ela conhece Sofia (Serena), que tem a mesma idade e está lá por causa da bisavó (Aline Marta Maia), uma curandeira espiritual. Essa senhora sofre de Alzheimer, mas ainda faz suas invocações. Onde: Cinemateca Brasileira, 19h20.