Por: Rodrigo Fonseca - Especial para o Correio da Manhã

Era uma vez no Oeste de Alex Cox

O próprio realizador Alex Cox atua no longa | Foto: Divulgação

Diretor de 'Sid & Nancy' volta às telas, após um longo hiato, transformando a prosa de Gogol num faroeste, gênero proscrito pela correção política que hoje revive em festivais

Chumbo dos mais quentes - e dos mais alegóricos - elevou a temperatura e a pressão da 29° Mostra de São Paulo no fim de semana a galope num faroeste com a grife autoral de Alex Cox, "Almas Mortas" ("Dead Souls"), que ganha nova sessão neste sábado (dia 25), às 16h10, no Cine Segall. Quem cresceu vendo "Repo Man - A Onda Punk" (1984) na "Tela Quente" vai se deliciar com o reencontro com seu diretor, sumido desde 2017. Cox é uma grife indie egressa de Bebington, na Inglaterra, aclamado pelo cult "Sid & Nancy" (1986). Ele dirige e estrela o bangue-bangue que hoje brilha em telas paulistas, ambientado 1890 — ano do censo dos EUA —, quando o caos irrompe pelas pradarias em meio à chegada de um estranho, que se chama apenas Strindler. Interpretado pelo cineasta, o sujeito, que mais tarde vai ser reconhecido como reverendo, chega a uma pequena cidade do Arizona e negocia dinheiro em troca de nomes de trabalhadores mexicanos mortos, numa alusão à belicosidade do presidente Donald Trump com imigrantes. A trama, baseada na prosa de Nikolai Gogol (1809-1852), chegou ao Brasil com o passaporte carimbado pelo Almería Western Film Festival, realizado na Espanha.

Esse evento ocorre na cidade que serviu de locação para vários clássicos do western spaghetti, os faroestes italianos dos anos 1960 e 70 que reproduziam na Europa as paragens americanas do século XIX. Há nessa maratona ibérica uma competição de bangue-bangues feitos nos dias de hoje. Este ano, além de Cox, seu rol de competidores contou com "Sirât", de Oliver Laxe, que abriu a Mostra de SP no dia 15.

O Festival de Almería é uma ave rara na cultura cinéfila. Aliás, é difícil ver westerns em salas de cinema hoje em dia, quando só streaming dão bola para o filão, que é alvo do patrulhamento da correção política. O Festival de Cannes, em 2023, deu espaço para "Strange Way of Life", de Pedro Almodóvar (hoje na MUBI), que revisita o ambiente de duelos ao sol sob a lente queer. Já "Cara ou Coroa?" ("Testa o Croce"), com John C. Relly, brilhou em agosto nas mostras de Locarno, na Suíça, e iluminou o Festival do Rio, há duas semanas, ao evocar a figura de Buffalo Bill, ou melhor William Frederick Cody (1846 - 1917), um caçador, batedor de carteiras e condutor ferroviário que virou lenda a partir do espetáculo itinerante de cavalaria e de tiro chamado Wild West Show.

"Almas Mortas" passa na Mostra de SP novamente no dia 28, às 22h05, no Cinesesc.