Por: Rodrigo Fonseca - Especial para o Correio da Manhã

Gostinho de quero mais do Festival do Rio

O Agente Secreto | Foto: CinemaScopio

Desta segunda (13) até quarta, o circuito Estação se mobiliza na repescagem da maratona cinéfila carioca, incluindo o oscarizável 'O Agente Secreto'

Acabou ontem o tempo regulamentar do Festival do Rio, mas começa a Repescagem do evento, com direito à projeção de "O Agente Secreto" nesta terça-feira, às 21h30, no Estação NET Botafogo, a fim de expandir a acolhida calorosa da população carioca ao nosso potencial oscarizável. Além da sala nobre da Voluntários da Pátria nº 88, o Estação NET Rio 5 e o Estação Gávea 2 e 5 vão estar a serviço dessa prorrogação até quarta. A boa de hoje é um thriller jurídico russo avesso a Putin: "Dois Procuradores", de Sergei Loznitsa.

Macaque in the trees
Dois Procuradores | Foto: Divulgação

É possível ver essa trama plúmbea esta noite, às 19h, no Estação NET Botafogo. Sua narrativa se passa na União Soviética de 1937. Milhares de cartas de detidos falsamente acusados pelo regime são queimadas em uma cela de prisão. Contra todas as probabilidades, uma delas chega ao seu destino: a mesa do recém-nomeado promotor local, Alexander Kornev. Ele faz todo o possível para encontrar o prisioneiro, uma vítima de agentes corruptos da polícia secreta, a NKVD. Bolchevique dedicado e íntegro, o jovem promotor suspeita de um jogo sujo. Sua busca por justiça o levará até o gabinete do procurador-geral, numa capital engessada pela burocracia.

Macaque in the trees
Fernão de Magalhães | Foto: Divulgação

Nesta terça, a boa do dia vem das Filipinas e passa às 16h30, também no Est. Botafogo 1: "Fernão de Magalhães"), de Lav Diaz. O realizador de "A Mulher Que Se Foi" (Leão de Ouro em 2016) recria os últimos meses da vida do explorador português Fernand de Magellan, que morreu na Ásia em 1521. O resultado é um retrato íntimo e assustador de um homem confrontado com suas trevas internas. A entrega do ator Gael García Bernal ao papel é um primor.

Macaque in the trees
Homo Argentum | Foto: Divulgação

Para quarta, a Repescagem reservou o fenômeno comercial portenho "Homo Argentum", comédia que contabilizou 1.080.000 ingressos vendidos em suas duas primeiras semanas em cartaz na Argentina de Javier Milei. A exibição está marcada para 16h30 deste 15 de outubro. Guillermo Francella, astro de "O Clã" (2015) e da série de sucesso "Meu Querido Zelador" (2022-2024), dá o ar de sua graça ao se dividir (com ardor) entre 16 personagens num mosaico de retratos da vida de seu país. A direção é de Mariano Cohn e Gastón Duprat, a dupla por trás de "O Cidadão Ilustre" (2026).

Macaque in the trees
Um Poeta | Foto: Divulgação

Às 21h de quarta, no NET Rio 5, rola uma chance de o Rio curtir "Um Poeta", vencedor da competição Horizontes Latinos de San Sebastián, com CEP na Colômbia. Simón Mesa Soto é o diretor por trás desse longa-metragem filmado em Medelín que estraçalhou corações em Cannes, onde ganhou o Prêmio do Júri na seção Un Certain Regard seguindo os passos de um trovador em crise.