JUSTA, de Teresa Villaverde (Portugal): A diretora de "Colo" (indicada ao Urso de Ouro de 2017) e de "Transe" (sensação de Cannes de 2006) volta às telas numa trama ambientada em 2017, em meio a grandes incêndios que destruíram florestas e mataram crianças e adultos, na região das aldeias lusas. A trama acompanha um núcleo pequeno de pessoas que perderam os familiares mais próximos e que agora estão no processo de aprender a viver depois de tudo o que aconteceu. Betty Faria tem atuação estonteante em cena. Onde: CineCarioca José Wilker 2, 17h45.
A CRONOLOGIA DA ÁGUA "The Chronology of Water"), de Kristen Stewart (EUA): Doída adaptação do livro homônimo de Lidia Yuknavitch, protagonizada pela atriz Imogen Poots. Ela vive uma nadadora olímpica que luta para superar uma infância traumática marcada por abuso sexual. Criada em um ambiente dilacerado pela violência e pelo álcool, Lidia parecia destinada à autodestruição e ao fracasso, até que as palavras lhe ofereceram uma liberdade inesperada na forma de literatura. Onde: Odeon, 19h30.
A SAPATONA GALÁTICA ("Lesbian Space Princess"), de Emma Hough Hobbs e Leela Varghes (Austrália): A animação australiana ganhou um reforço e tanto ao conquistar o troféu Teddy da Berlinale 2025 com esta comédia interplanetária. Em seu enredo, a princesa Saira, filha das extravagantes rainhas lésbicas do planeta Clitópolis, fica arrasada quando perde sua namorada, mas ela precisará deixar o conforto da "gayláxia" para salvar a amada de um sequestro e entregar o resgate solicitado. Onde: Cine Santa, 20h30.