O sucesso de "Ainda Estou Aqui" no Oscar 2025 ampliou o interesse sobre a escolha do próximo representante do país na categoria Melhor Filme Internacional. A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta quinta-feira (14) os 16 longas-metragens habilitados a concorrer à indicação para o Oscar 2026.
Esta é mais uma etapa do processo seleitivo. No dia 8 de setembro, a Comissão de Seleção da Academia reduzirá a lista a seis títulos e no dia 15 será anunciado o filme que representará o Brasil na disputa internacional. Além do mérito artístico, os integrantes da Academia avaliam o potencial de diálogo da obra a ser escolhida com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
A lista deste anos apresenta uma variedade de narrativas, de dramas sociais urbanos até histórias ambientadas na Amazônia, além de documentários e thrillers políticos. Realizadores consagrados nacionalmente estão na lista como Anna Muylaert, Kleber Mendonça Filho e Marcelo Gomes. Novas vozes autorais como Pedro Freire e Luciano Vidigal também despontam nessa pré-seleção.
Confira a abaixo a relaçãos dos 16 filmes e suas respectivas sinopses.
OS 16 FILMES BRASILEIROS HABILITADOS (em ordem alfabética):
A MELHOR MÃE DO MUNDO (Direção: Anna Muylaert) - Drama social que acompanha Gal, recicladora de lixo que foge da violência doméstica atravessando São Paulo com seus filhos pequenos, Rihanna e Benin, em busca de refúgio na casa de uma prima. A narrativa transforma a jornada urbana perigosa em uma aventura aos olhos das crianças.
A PRAIA DO FIM DO MUNDO (Direção: Petrus Cariry) - Ambientado em Ciarema, retrata o conflito entre Alice, jovem ambientalista que deseja partir, e Helena, sua mãe doente que insiste em permanecer, enquanto o avanço do mar destrói suas casas e desabriga famílias inteiras.
BABY (Direção: Marcelo Caetano) - Wellington, de 18 anos, recém-liberado de centro de detenção juvenil, está perdido nas ruas de São Paulo até encontrar Ronaldo, homem maduro que lhe ensina novas formas de sobrevivência, desenvolvendo uma relação que evolui para paixão conflituosa.
HOMEM COM H (Direção: Esmir Filho) - Biografia de Ney Matogrosso, desde a infância marcada por conflitos com pai autoritário, passando pelo início de carreira no Secos e Molhados, até a consolidação da carreira solo e maturidade artística.
KASA BRANCA (Direção: Luciano Vidigal) - Dé, adolescente negro da periferia da Chatuba, na Baixada Fluminesnse, enfrenta a notícia do estado terminal de Alzheimer de sua avó Almerinda, contando com o apoio dos amigos Adrianim e Martins para aproveitar os últimos momentos juntos.
MALU (Direção: Pedro Freire) - Retrato de mulher de meia idade com passado glorioso, presa em caos existencial, navegando relações complexas com mãe conservadora e filha adulta, em busca da melhor versão de si mesma.
MANAS (Direção: Marianna Brennand) - Narra a história de Marciellee, jovem de 13 anos na Ilha do Marajó que idealiza a irmã mais velha Claudinha, até descobrir a realidade dos ambientes abusivos que a cercam e decidir confrontar a violência que rege sua família.
MILTON BITUCA NASCIMENTO (Direção: Flavia Moraes) - Documentário que parte da turnê de despedida de Milton Nascimento para explorar a complexidade de sua obra e da alma brasileira, retratando um dos maiores cantores do mundo.
O AGENTE SECRETO (Direção: Kleber Mendonça Filho) - Thriller ambientado no Brasil de 1977, acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que retorna ao Recife fugindo de passado misterioso, descobrindo que a cidade está longe de ser o refúgio procurado.
O FILHO DE MIL HOMENS (Direção: Daniel Rezende) - Crisóstomo (Rodrigo Santoro), um pescador solitário que sonha ter um filho, acolhe Camilo, menino órfão. Isaura e Antonino se conectam ao grupo, formando uma família não convencional que aprende sobre compartilhar a vida.
O ÚLTIMO AZUL (Direção: Gabriel Mascaro) - Tereza, de 77 anos, é convocada pelo governo a se mudar para colônia habitacional compulsória para idosos em cidade industrializada na Amazônia. Antes do exílio, embarca em jornada pelos rios para realizar último desejo.
OESTE OUTRA VEZ (Direção: Erico Rassi) - Ambientado no sertão goiano, retrata homens que não conseguem lidar com fragilidades e são abandonados pelas mulheres que amam, voltando-se violentamente uns contra os outros.
OS ENFORCADOS (Direção: Fernando Coimbra) - Jornada de casal da Barra da Tijuca que ganha proporções shakespearianas quando Valério, influenciado pela esposa Regina, decide assassinar o tio para tomar negócios ilícitos da família, desencadeando escalada de violência.
RETRATO DE UM CERTO ORIENTE (Direção: Marcelo Gomes) - Líbano, 1949. Irmãos católicos Emilie e Emir viajam ao Brasil. Emilie se apaixona por comerciante muçulmano Omar, gerando ciúme incontrolável de Emir, que usa diferenças religiosas para separá-los, levando a consequências trágicas na Amazônia.
UM LOBO ENTRE OS CISNES (Direção: Marcos Schechtman e Helena Varvaki) - História de Thiago Soares, garoto do subúrbio carioca que abandona o hip hop pelo balé clássico, encontrando no dançarino cubano Dino Carrera um mentor que o leva ao estrelato como primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.
VITÓRIA (Direção: Andrucha Waddington) - Baseado em história real, acompanha aposentada (Fernanda Montenegro) que desmonta quadrilha de traficantes e policiais através de filmagens da janela de seu apartamento no Rio, enfrentando riscos com ajuda de amigo jornalista.