Por: Affonso Nunes

Gramado de todos os tempos na telinha

Vencedor do Festival de Gramado no ano passado, 'Oeste Outra Vez', de Erico Rassi, desconstrói o machismo | Foto: Divulgação

O Canal Brasil prepara uma programação especial para celebrar o 52º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 13 a 23 na Serra Gaúcha. A emissora programou uma maratona com 17 longas-metragens que conquistaram o prêmio de Melhor Filme em edições anteriores do festival, nesta segunda e terça-feira (11 e 12), sempre a partir das 19h45. Além disso, o canal transmitirá ao vivo e com exclusividade a cerimônia de encerramento do evento no dia 23.

A programação de aquecimento tem início nesta segunda com a estreia de "Oeste Outra Vez", de Erico Rassi, uma coprodução do próprio Canal Brasil. O filme, ambientado no sertão goiano e inspirado em elementos do faroeste, narra a história de Totó, interpretado por Ângelo Antônio, e Durval, vivido por Babu Santana. Os dois personagens têm suas trajetórias entrelaçadas de forma trágica quando descobrem que foram abandonados pela mesma mulher, despertando uma rivalidade intensa e destrutiva entre eles. A produção foi uma das grandes vencedoras do Festival de Gramado de 2024, conquistando os prêmios de Melhor Longa-Metragem, Melhor Fotografia e Melhor Ator Coadjuvante.

Para o diretor Erico Rassi, ver o filme estrear na TV representa um momento especial. "Nos enche de orgulho. Além de nosso parceiro e coprodutor, o Canal Brasil é um espaço que valoriza o cinema autoral, a diversidade de vozes e as histórias que vêm de cantos muitas vezes esquecidos do país", declara o cineasta, que já tem uma nova produção prevista para ser filmada no primeiro semestre de 2026, de cunho policial e ambientada no interior de Goiás na década de 1990.

Macaque in the trees
O Amuleto de Ogum (1974) | Foto: Divulgação

A seleção de filmes que compõe a maratona representa um panorama significativo da produção cinematográfica brasileira premiada em Gramado ao longo dos anos. No primeiro dia, após "Oeste Outra Vez", serão exibidos títulos como "Tatuagem", de Hilton Lacerda; "BR 716", de Domingos de Oliveira; "Bróder", de Jeferson De; "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky; "Stelinha", de Miguel Faria Jr.; "O Amuleto de Ogum", de Nelson Pereira dos Santos; e "Festa", de Ugo Giorgetti.

Macaque in the trees
Toda Nudez Será Castigada (1973) | Foto: Divulgação

Na noite seguinte, a programação continua com uma seleção igualmente diversificada, incluindo "Vai Trabalhar Vagabundo", de Hugo Carvana; "Carro Rei", de Renata Pinheiro; "Estrada 47", de Vicente Ferraz; "Toda Nudez Será Castigada", de Arnaldo Jabor; "Durval Discos", de Anna Muylaert; "Ausência", de Chico Teixeira e Ioneide Lima; "O Homem da Capa Preta", de Sérgio Rezende; "For All - O Trampolim da Vitória", de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda; e "Pra Frente Brasil", de Roberto Farias.

Macaque in the trees
Durval Discos (2002) | Foto: Divulgação

Criado em 1973, o Festival de Cinema de Gramado consolidou-se como um dos principais eventos cinematográficos do país, sendo reconhecido por sua capacidade de revelar novos talentos e celebrar a diversidade de uma produção audiovisual feita no Brasil para os brasileiros, obras que dialogam com nossa realidade e que merecem ser vistas por mais e mais pessoas.