Por: Affonso Nunes

Homenagem tripla em Gramado

Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em cena de 'O Último Azul', que chega nesta quinta-feira (28) ao circuito exibidor brasileiro | Foto: Guillermo Gaza/Divulgação

O ator Rodrigo Santoro, ícone do cinema brasileiro com reconhecimento internacional, será agraciado com o prestigiado Kikito de Cristal na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15) durante um evento oficial no Rio, que também revelou Marcélia Cartaxo e Mariza Leão como homenageadas e confirmou a pré-estreia da série "Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente".

O festival, que ocorrerá de 13 a 23 de agosto na Serra Gaúcha, com abertura oficial no dia 15, prestará tributo a grandes nomes da sétima arte nacional.

Santoro, que completa 50 anos em agosto, será o primeiro a receber sua distinção. O Kikito de Cristal será entregue na noite de abertura do festival. Com uma carreira que transita entre novelas, cinema nacional e produções internacionais, Santoro se destacou em filmes como "Bicho de Sete Cabeças" (2000) e "Abril Despedaçado" (2001), além de participações em grandes produções hollywoodianas como "Simplesmente Amor" (2003), "300" (2007) e nas séries "Lost" e "Westworld". Seu trabalho mais recente, o filme "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara. O longa, ambientado em uma Amazônia distópica, será exibido logo após a homenagem.

Macaque in the trees
Marcélia Catarxo (E) e Mariza Leão também serão homenageadas | Foto: Bertrand Lira Ana Alexandrino

Na segunda-feira, 18 de agosto, a produtora Mariza Leão será agraciada com o Troféu Eduardo Abelin. Reconhecida como uma das maiores produtoras de cinema do país, Mariza iniciou sua carreira há 50 anos com a fundação da Morena Filmes ao lado de Sérgio Rezende. Foi a primeira diretora geral da Riofilme e presidente do Sicav. Sua vasta filmografia inclui sucessos de público como a trilogia "De Pernas Pro Ar" e "Meu Passado Me Condena", além de obras de prestígio artístico como "Lamarca" (1994) e "Guerra de Canudos" (1997). Atualmente, Mariza expandiu sua atuação para as séries de televisão e streamings.

E o Troféu Oscarito será entregue à atriz Marcélia Cartaxo na terça-feira, 19 de agosto, em reconhecimento aos seus mais de 40 anos de contribuições ao cinema brasileiro. Marcélia ficou amplamente conhecida pela aclamada interpretação de Macabéa em "A Hora da Estrela" (1985), papel que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim de 1986. Seu trabalho inclui atuações em filmes como "Pacarrete" (2019), "O Céu de Suely" (2006) e "Madame Satã" (2001).