Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

A tortura da incerteza em questão na Berlinale

Holding Liat | Foto: Meridian Hill Pictures

Tensões no Oriente Médio nas ofensivas entre Israel e Palestina hoje vitaminam a produção documental, seja interna (naquele perímetro geográfico inflamável), seja na Europa, em análises com foco na resiliência de potenciais vítimas de um ódio histórico. A Berlinale deste ano amplia o debate a partir de uma expressão audiovisual dos EUA, com Darren Aronofsky (diretor de "A Baleia" e "Pi") entre os seus produtores: "Holding Liat". Um dos títulos mais explosivos desta edição de nº 75 do festival alemão, o longa dirigido por Brandon Kramer revive os trágicos episódios de 7 de outubro de 2023, demarcado a sangue no calendário israelense.

Essa data é assombrada por uma série de atentados coordenados e conduzidos pelo grupo militante islâmico palestino Hamas, da Faixa de Gaza, às áreas fronteiriças do sul de Israel, na manhã de Shabat, data de vários feriados judaicos.

"Estávamos no casamento de um amigo, numa festa realizada numa área de montanhas quando toda a tragédia aconteceu e decidimos partir para um filme de observação", disse Kramer, em entrevista ao Correio da Manhã, ao lado de seu irmão, Lance, que produziu o longa.

Seu foco não são os atentados, mas, sim, o sofrimento de uma família com quem tinham uma conexão prévia. Depois que a guia de turismo Liat Beinin Atzili foi raptada, em Kibbutz Nir Oz, em pleno 7 de outubro, seus parentes, israelenses e americanos, enfrentam uma fase de horror, com medo de que ela seja assassinada. Seus entes queridos se unem para lutar pela sua libertação e pelo futuro de um projeto político de nação.

"Naquele momento, o mundo todo ficou atento para a situação dos reféns", disse Kramer. "A ideia de medo que brota dessa situação passa pela incerteza e de tudo de tóxico que ela traz".

A produção de Kramer pode ganhar a láurea de Melhor Documentário da Berlinale, que tem em seu júri a diretora mineira Petra Costa (de "Democracia em Vertigem").