Por: Affonso Nunes

TV Brasil apresenta clássico "Bye Bye Brasil" em tributo a Cacá Diegue

'Bye Bye, Brasil' é um dos filmes mais festejados da filmografia de Cacá Diegues | Foto: Divulgação

Para homenagear o cineasta Cacá Diegues, falecido nesta sexta-feira (14), aos 84 anos,  a TV Brasil vai exibir o clássico nacional "Bye Bye Brasil" (1979) neste domingo (16), às 23h30. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme é estrelado por Betty Faria, José Wilker e Fábio Jr. A produção é de Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto. O filme está disponível no aplicativo TV Brasil Play.

Cacá Diegues, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2008, foi um dos pioneiros do Cinema Novo. Ele dirigiu filmes marcantes como "Ganga Zumba" (1964), "Xica da Silva" (1976), "Tieta do Agreste" (1996), "Orfeu" (1999) e "Deus é Brasileiro" (2002). Seu último lançamento foi "Grande Circo Místico" (2018).

"Bye Bye Brasil", um dos filmes icônicos do cinema brasileiro, rendeu a Cacá Diegues o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Havana. A trilha sonora do filme é de Chico Buarque e Roberto Menescal. 

O filme acompanha a trupe mambembe 'Caravana Rolidei', que viaja pelo interior do Brasil, destacando as contradições culturais entre o moderno e o tradicional. A trupe, composta por Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha (Príncipe Nabor), realiza espetáculos para comunidades que ainda não têm acesso à televisão. A eles se juntam o acordeonista Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa Dasdô (Zaira Zambelli), cruzando a Amazônia até Altamira, no Pará.

Durante a viagem, os personagens vivem diversas aventuras, incluindo a paixão de Ciço por Salomé, encontros com projecionistas de filmes e índios que querem andar de avião. O filme também mostra o impacto da chegada da televisão nas apresentações circenses.

Após desentendimentos, a trupe se separa em Belém. Ciço e Dasdô tentam a vida em Brasília, onde Ciço começa a se tornar famoso. Eventualmente, Salomé e Lorde Cigano reaparecem, convidando o casal para novas aventuras.