A corrida pelo Oscar começou a se definir com mais clareza no último fim de semana, à medida que os prêmios do DGA (Sindicato dos Diretores) e do PGA (Sindicato dos Produtores) sinalizam favoritos. "Anora", de Sean Baker, desponta como principal candidato ao prêmio máximo da Academia: Melhor Filme.
Em meio à maratona de premiações nos Estados Unidos e ao redor do mundo, essas honrarias funcionam como termômetros do Oscar, pois muitos de seus votantes também integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O PGA, por exemplo, premiou 26 dos últimos 36 vencedores de melhor filme no Oscar. Nesta edição, oito dos dez indicados do sindicato também disputam a estatueta dourada, incluindo "Emilia Pérez", "O Brutalista", "Conclave", "Um Completo Desconhecido", "A Substância" e "Wicked".
O longa de Sean Baker vem acumulando prestígio ao oferecer uma história envolvente, com um olhar sensível e honesto sobre pessoas à margem do chamado sonho americano. Some-se a isso o desempenho de Mikey Madison (um das indicadas ao Oscar de Melhor Atriz) no papel-título, uma garota de programa que realiza seu sonho de Cinderela ao se casar com playboy milionário russo, mas vê tudo desmoronar.
O brasileiro "Ainda Estou Aqui" ficou de fora da disputa do PGA, mas isso não compromete suas chances no Oscar. Produções como "Parasita", "Moonlight" e "Spotlight" conquistaram a Academia sem vencer o prêmio dos produtores. Já o DGA, concedido desde 1948, tem um histórico de acertos ainda mais preciso, errando o vencedor do Oscar de direção apenas oito vezes. Neste ano, Sean Baker superou concorrentes como Jacques Audiard ("Emilia Pérez"), Edward Berger ("Cnclave"), Brady Corbet ("O Brutalista") e James Mangold ("Um Completo Desconhecido").
O descompasso entre sindicatos e Oscar ocorre porque, enquanto os primeiros restringem a votação a suas respectivas categorias, os mais de 10 mil membros da Academia escolhem os vencedores de todas as estatuetas. Assim, concorrentes fortes da temporada, como "O Brutalista", ainda têm boas chances, apesar da controvérsia sobre o uso de inteligência artificial para modificar sotaques no filme estrelado por Adrien Brody.
Outra produção impactada por polêmicas foi "Emilia Pérez". Antes visto como um dos favoritos, o longa perdeu força e vive um autêntico inferno astral após a atriz Karla Sofía Gascón (a primeira atriz trans a ser indicado á estatueta de Melhor Atriz) ter postagens preconceituosas expostas pela imprensa. Diante da repercussão negativa, a Netflix afastou a espanhola da campanha e concentra seus esforços na candidatura de Zoe Saldaña a Melhor Atriz Coadjuvante.
A disputa por melhor filme internacional ganhou novo fôlego para "Ainda Estou Aqui", impulsionado pela fragilidade de "Emilia Pérez". Na categoria de melhor atriz, Demi Moore, de "A Substância", desponta como principal rival de Fernanda Torres. A veterana estrela tem conquistado prêmios importantes e emocionado plateias ao relembrar sua trajetória em Hollywood.
Nos próximos dias, prêmios como o SAG (Sindicato dos Atores, em 23 de fevereiro) e o WGA (Sindicato dos Roteiristas, em 15 de fevereiro) podem reforçar tendências para o Oscar. Já o Bafta, que será entregue neste (domingo), pode consolidar "Ainda Estou Aqui" como um dos destaques do cinema internacional nesta temporada.
Começa a votação
A partir desta terça-feira (11), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas inicia a votação final para a edição deste ano do Oscar. A votação começa às 14h (horário de Brasília) e ficará aberta até às 22h de 18 de fevereiro, sendo realizada no site oficial da Academia. Durante esta fase, todos os membros da Academia podem votar em qualquer categoria, ao contrário da fase de indicações, quando apenas representantes de cada setor da indústria escolhem os indicados em suas áreas.
Com exceção da categoria de Melhor Filme, as demais são decididas por um sistema simples, no qual o indicado com mais votos vence. Já o prêmio de Melhor Filme segue um sistema preferencial: os membros classificam os dez indicados por ordem de preferência, e a produção que alcançar 50% dos votos é declarada vencedora. Se isso não ocorrer, o filme com menos votos na primeira posição é eliminado, e seus votos são redistribuídos conforme a segunda escolha dos votantes. O processo continua até que um filme atinja a maioria.
A cerimônia do Oscar ocorrerá no dia 2 de março, no Dolby Theater, em Los Angeles.