Quem os viu em 2011 numa acanhada esquina de Botafogo não imaginaria o gigantismo formado em torno do Bloco do Sargento Pimenta. Um dos grupos mais aguardados do carnaval carioca, ocupar o Aterro do Flamengo nesta segunda (16) com sua bem sucedida fórmula de adaptar clássicos dos Beatles para versões em maracatu, ijexá, coco, funk, xote, baião, ciranda e marchinha. Este ano, além das icônicas releituras dos Fab Four, o bloco faz uma homenagem especial à vida e obra de Cássia Eller, que nos deixou há 25 anos.
Fundado por um grupo de amigos apaixonados pelo quarteto de Liverpool e pelo carnaval, o Sargento Pimenta nasceu da ideia de inserir a música dos Beatles na sonoridade de uma bateria de escola de samba. O primeiro desfile reuniu cinco mil pessoas nos arredores da Cobal. Em poucos anos, passou a arrastar multidões, chegando a 500 mil foliões no Aterro do Flamengo em 2017. Desde então, consolidou-se como um dos maiores e mais emblemáticos blocos do Rio, sendo premiado diversas vezes pelo voto popular e reconhecido por seu espetáculo musical e visual.
O repertório mantém arranjos que preservam a essência melódica das canções dos Beatles com arranjos genuinamente brasileiros. A formação mistura banda com guitarras, baixo, vozes, teclados, acordeon e metais a uma bateria com cerca de 100 ritmistas formados em oficinas promovidas ao longo do ano.
A homenagem à inesquecível Cássia Eller soma-se aos tributos Rita Lee e Elis Regina em carnavais recentes. A inusitada e contagiante mistura sonora do bloco pode ser conferida nas plataformas digitais. Além de seus feitos na folia carioca, o grupo orgulha-se de ter se apresentando no Cavern Club, em Liverpool, o bar onde os Beatles iniciaram sua notável carreira que marcou a cultura do século 20. (A. N.)
SERVIÇO
BLOCO DO SARGENTO PIMENTA
Aterro do Flamengo (entre o Monumento aos Pracinhas e a Praça Paris) | 15/2, a partir das 8h (concentração) | Grátis