Artes Plásticas

Quatro olhares mineiros

Coletiva 'Caminho do Ouro' reúne obras dos artistas Hélio Siqueira, Paulo Miranda, Paulo Torres e Petrillo no CasaShopping Barra

Quatro olhares mineiros
O conjunto de obras atravessa linguagens distintas: cerâmica de alta temperatura, pintura em técnica mista com pigmentos naturais, colagem, carvão e pastel oleoso, além de esculturas que incorporam concreto e terra extraídos das ruas das cidades mineiras Crédito: Fotos/Divulgação

Quatro artistas mineiros — Hélio Siqueira, Paulo Miranda, Paulo Torres e Petrillo — se reúnem para investigar, cada um à sua maneira, as camadas de memória e matéria que definem as paisagens de Minas Gerais. A coletiva "O Caminho do Ouro", que abre nesta quinta-feira (21) na a.thebaldigaleria, no CasaShopping da Barra da Tijuca, reúne trabalhos inéditos que dialogam entre tradição e contemporaneidade.

O conjunto de obras atravessa linguagens distintas: cerâmica de alta temperatura queimada em fornos Anagama e Novorigama, pintura em técnica mista com pigmentos naturais, colagem, carvão e pastel oleoso, além de esculturas que incorporam concreto e terra extraídos das ruas das cidades mineiras.

Hélio Siqueira apresenta a série "Bilhas", objetos cerâmicos que dialogam com as formas das peças utilitárias da antiguidade — reservatórios de água que marcaram a vida rural. Algumas peças mantêm referências diretas; outras partem delas para criar formas contemporâneas que discutem a cerâmica como objeto artístico. Potes, castiçais, moendas e pilões que enfeitavam as fazendas ganham nova vida em ciclos de queima que duram até 72 horas ininterruptas.

Paulo Miranda parte da paisagem para uma investigação sobre memória e tempo. Suas pinturas capturam cenas de entardecer em transformação: brancos que se tingem de amarelo, pretos que evidenciam luz e sombra, verdes que se adensam em tons oliva. A obra "Terra Vermelha", destaque da mostra, organiza-se como tríptico em que o movimento é central — suas partes sugerem o deslocamento do solo, evocando placas tectônicas e um tempo em permanente tensão.

Paulo Torres investiga aquilo que se oculta sob as camadas urbanas: cores veladas, marcas, desgastes e vestígios que a cidade acumula silenciosamente. O artista cola telas em ruas, viadutos e calçadas, extraindo a epiderme da cidade para reorganizá-la em paisagens que não representam, mas reinterpretam o espaço urbano sob um olhar singular.

Petrillo volta-se para as jazidas e a topografia mineira, reinventando o território por meio de uma abordagem lúdica. Suas montanhas e serras são recriadas de forma onírica, em composições que evocam memória e imaginação, com uma paleta marcada por tonalidades terrosas que reforçam a materialidade das superfícies.

SERVIÇO

O CAMINHO DO OURO

a.thebaldigaleria (Av. Ayrton Senna, 2.150 - Bloco G - loja F — Barra da Tijuca)

De 21/5 a 14/6, segunda a sábado (10h às 20h) e domingos (14h às 20h)

 

Galeria de imagens

O conjunto de obras atravessa linguagens distintas: cerâmica de alta temperatura, pintura em técnica mista com pigmentos naturais, colagem, carvão e pastel oleoso, além de esculturas que incorporam concreto e terra extraídos das ruas das cidades mineiras Crédito: Divulgação