Por:

CORREIO CULTURAL: Compositores acusam Shakira de plágio

Shakira e DJ Bizzarrap: acusados de plagiar canção brasileira | Foto: Divulgação

Os compositores Ruan Prado, Luana Matos, Patrick Graue e Calixto Afiune e o espólio de Rodrigo Lisboa, que no ano passado acusaram Shakira de plágio, formalizaram o processo, que será julgado pela Justiça fluminense.

Eles acusam a cantora colombiana e o DJ argentino Bizarrap de copiarem partes da música "Tu Tu Tu" para criar "Bzrp Music Sessions vol. 53", de 2023.

O advogado Fredímio Trotta afirma que os compositores pedem reconhecimento de plágio e atribuição na coautoria da canção de Shakira. Exigem ainda indenização por danos morais, no valor de R$ 20 mil para cada - R$ 100 mil ao todo, e materiais, de valor ainda incerto, a depender da sentença e da apuração do quanto foi arrecadado pela música que é alvo do processo.

 

Roteirista de Panahi é preso

Mehdi Mahmoudian, corroteirista do filme "Foi Apenas um Acidente" de Jafar Panahi, foi preso no Irã, ao lado de outros dois signatários de uma carta com críticas ao líder do país, o aiatolá Ali Khamenei. As informações foram divulgadas pela Neon, distribuidora do filme de Panahi nos Estados Unidos. O cineasta também é sigantário do documento, assim como outros intelectuais iranianos. No Oscar, o trabalho concorre aos prêmios de melhor roteiro original e melhor filme internacional, ao lado de "O Agente Secreto" e "Valor Sentimental".

Wagner em alta

Em alta no mercado, Wagner Moura vai estrelar um remake de "Gosto de Cereja", filme do diretor iraniano Abbas Kiarostami que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1997. A informação foi confirmada durante uma entrevista do ator para a revista Variety.

Wagner em alta II

Dirigido pelo argentino Lisandro Alonso, a nova versão do filme deve recontar a história de um homem que planeja se matar, mas tem dificuldade para encontrar alguém que esteja disposto a enterrar seu corpo. As filmagens do remake devem começar ainda neste ano.

Uma polêmica nada artificial

Darren Aronofksy, cineasta | Foto: Divulgação

Darren Aronofksy lançou os primeiros episódios de "On This Day... 1776", seriado feito por inteligência artificial. Os capítulos, com cerca de quatro minutos cada, estão no YouTube da revista Time e retratam a Revolução Americana, que levou à expulsão dos britânicos e à formação dos Estados Unidos. O lançamento gerou diversas críticas contra o diretor pelas redes.