Por:

CORREIO CULTURAL: Inscrições abertas para o Edital Pulsar

O teatro de arena do Sesc Copacabana integra o circuito | Foto: Divulgação Sesc RJ

O Sesc RJ abriu inscrições para a sexta edição do Edital Pulsar, destinado à seleção de projetos culturais para a programação de 2027/2028. As inscrições são gratuitas e ocorrem entre 30 de janeiro e 20 de março pelo site www.sescrio.org.br/pulsar. O investimento total é de R$ 36 milhões, distribuídos entre sete categorias: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Teatro, Literatura e Música.

Cada proponente pode inscrever até três projetos, sendo selecionado apenas um por categoria. A edição anterior recebeu cerca de 5 mil inscrições de todo o país e selecionou 329 projetos, que resultaram em mais de 2 mil apresentações nas unidades do Sesc RJ e espaços parceiros, alcançando 1 milhão de pessoas. O edital foi criado em 2021 para reativar o setor cultural após a pandemia.

 

Ballet Manguinhos seleciona

O Ballet Manguinhos realiza pela primeira vez seleção presencial para ingresso no ballet clássico. O exame ocorre dia 24 de janeiro, às 13h, na sede do projeto, na Avenida dos Democráticos, 535. Podem participar crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Os candidatos devem estar acompanhados de responsável legal e apresentar RG, CPF, comprovante de vacinação e de residência. A vestimenta indicada inclui blusa e legging para meninas, e bermuda com camisa para meninos. Aprovados podem matricular-se no local de imediato.

Negritudes no ar

Nesta segunda-feira (26), a partir das 20h, o Canal Brasil exibe uma programação especial da faixa Negritudes, com destaque para a estreia do longa "O Deserto de Akin", dirigido por Bernard Lessa. A seleção reúne ficções, documentários e obras musicais de diferentes períodos.

Luana Piovani solta o verbo no Rival

Luana Piovani | Foto: Divulgação

Conhecida por não ter papas na língua, Luana Piovani participa nesta segunda (26), ás 19h30, do projeto Conversa de Bar, idealizado pelo jornalista e cineasta Pedro Henrique França. Uma das maiores vozes sobre as diversas violências e injustiças contra a mulher, a atriz radicada em Portugal promete soltar o verbo ao tratar de temas como Lei Maria da Penha e etarismo. Grátis

Negritudes no ar II

Serão exibidos "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso", de Denise Saraceni e Allan Fiterman; "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei", de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal; "A Sede do Peixe - Milton Nascimento", de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, entre outros.