Por:

CORREIO CULTURAL: Morre Maria Ribeiro, atriz de 'Vidas Secas', aos 102 anos

Maria Ribeiro como Sinhá Vitória em 'Vidas Secas' | Foto: Divulgação

Maria Ribeiro, atriz conhecida por viver Sinhá Vitória em "Vidas Secas", filme de Nelson Pereira dos Santos, morreu na última terça-feira (30), aos 102 anos. A morte foi divulgada pela sua filha, Wilma da Silva, no Facebook.

Ribeiro nasceu em Sento Sé, na Bahia, em 1923. Se mudou para o Rio aos 15 anos, mas começou a carreira de atriz aos 35. Na capital carioca, ela trabalhava em um laboratório onde diretores do cinema novo revelavam os negativos de seus filmes. Foi ali que conheceu Nelson, que a convidou para atuar em seu filme.

A atriz estrelou também "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", "Os Herdeiros", "O Amuleto de Ogum", "Soledade, A Bagaceira" e "Terceira Margem do Rio". Nos anos 2000, fez outros dois longas, "Como se Morre no Cinema" e "As Tranças de Maria".

 

Um astro na penúria

Mickey Rourke precisou recorrer a uma vaquinha para evitar ser despejado de sua casa em Los Angeles (EUA). O ator de 73 anos estrelou diversos filmes em Hollywood e ficou famoso nos anos 1980 por filmes como "9 ½ Semanas de Amor". Rourke está devendo quase US$ 60 mil (cerca de R$ 325 mil) em aluguéis atrasados. No mês passado, recebeu uma notificação informando que ele precisaria desocupar o imóvel. Uma amiga criou um financiamento numa plataforma online para arrecadar dinheiro e pagar a dívida.

Rosalia, a 'carioca', chora na despedida

Rosalia posta foto chorando em sua despedida do Rio | Foto: Reprodução Instagram

Rosalía deixou o Brasil neste domingo (4). A cantora espanhola, que passou o Réveillon no Rio e curtiu a cidade como poucos, publicou sua despedida nas redes sociais. "Não queria ir embora", escreveu ela em uma publicação nas redes sociais. Na imagem, ela aparece com lágrimas nos olhos. E deixou uma mensagem de agradecimento: "Rio, obrigado por tudo".

Influência

Letícia Spiller volta para a televisão no dia 12 interpretando uma cantora sertaneja em "Coração Acelerado" (Globo). A última produção da atriz foi "O Sétimo Guardião" (2019). "Eu tenho me inspirado muito na Paula Fernandes para criar o jeito da Janete", disse em entrevista ao jornal Extra.

Influência II

Spiller deu ainda spoilers sobre a sua personagem. "Ganhei uma heroína fora da curva, dona de muita força e também de vulnerabilidades. Para qualquer atriz, é um prato cheio. E ela tem esse nome por causa da rainha dos folhetins, Janete Clair", conta a atriz.