Por: CORREIO cultural

CORREIO CULTURAL: The Washington Post rasga elogios a Wagner Moura

'O Agente Secreto' representa o Brasil no Oscar 2026 | Foto: Divulgação

O The Washington Post fez uma longa entrevista com Wagner Moura, publicada nesta segunda-feira (22), na qual diz que o ator vem suscitando declarações apaixonadas e que seu filme, "O Agente Secreto", talvez seja o mais adorado do ano. "'O Agente Secreto' é o filme brasileiro de maior bilheteria do ano e possivelmente o mais universalmente adorado de 2025", escreveu a jornalista Jada Yuan, que encontrou com Moura em Nova York, numa das paradas da campanha de divulgação do longa de Kleber Mendonça Filho.

"Ele entrega uma atuação poderosa num filme que tem se tornado relevante ao longo de um ano que viu milhares dos colegas latinos de Moura serem arrancados de cidsades dos Estados Unidos pelo ICE (o Serviço de Imigração e Alfândega do país).

 

O ator do 'sotaque aveludado'

No texto, a jornalista fala sobre as chances de Moura numa corrida pelo Oscar de melhor ator que chama de a mais competitiva em anos. Ao comentar o assunto, o ator disse a Yuan que ser premiado por seu trabalho é algo "lindo, porque a extrema direita no Brasil foi muito eficaz, sob Bolsonaro, em transformar artistas em inimigos do povo". Yuan diz que chama a atenção em Moura a sua voz grave e o "sotaque aveludado". O Washington Post ainda procurou Mendonça Filho, que disse que o ator é um homem interessante e atraente.

Brasil no Platino

A Academia Brasileira de Cinema anunciou os projetos e profissionais escolhidos para concorrer aos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano 2026 cuja cerimônia será realizada em 9 de maio. Foram inscritos 28 longas-metragens de ficção, sendo seis comédias, 10 longas e 27 séries.

Brasil no Platino II

Com um total de 35 categorias, destacam-se "O Filho de Mil Homens", de Daniel Rezende, com 11 indicações, e "O Agente Secreto", aclamado longa de Kleber Mendonça Filho, com oito nomeações. A escolha dos filmes brasileiros foi feita em votação direta entre os sócios da Academia.

Mudanças na RedeTV!

Marcelo de Carvalho, fundador da RedeTV!, vendeu sua parte da sociedade para Amilcare Dallevo Jr (foto), que passa a ser o único dono da emissora. Carvalho era sócio da RedeTV! desde 1999, após a compra da TV Manchete. Em nota, a emissora afirma que seguirá apostando em projetos inovadores da TV aberta e do ambiente digital.